Empoderamento Feminino

Elas por Eles – Julio Lussari

O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Julio Lussari, que é Consultor, Palestrante e Blogueiro na área de Inovação em Planejamento de Carreira e Inovação em Modelos de Negócios; traz uma proposta inovadora e pioneira para servir às pessoas, empresas e cidades. Envolvido com empreendedorismo há 11 anos, produziu eventos empresariais e culturais atuando sempre com linhas criativas de marketing e comunicação; produziu duas edições do MeetUP Curitiba – Evento focado em reunir empreendedores e empresários/investidores com foco na Copa do Mundo de 2014. Julio lançou em fevereiro, deste ano, o e-book  Empreendedorismo 3.0. Para fazer o download gratuito clique aqui.

Fonte da imagem: Divulgação

Os pilares de um empreendimento

Quando a Lênia Luz me convidou para escrever um artigo para o “Elas por Eles”, passei alguns instantes refletindo o que causaria mais impacto, que fosse cativante, empolgante e motivador o suficiente para te fazer ler até o final. No livro “Satisfação Garantida”, Tony Hsieh (CEO da Zappos) explica que o sucesso de sua companhia está em alinhar os três pilares fundamentais de seu negócio. Nas próximas linhas, escreverei sobre como as mulheres obtêm vantagem competitiva em aplicar essa cultura em suas vidas e em seus negócios.

Sabendo que o lucro é sempre uma consequência, um resultado e uma finalidade, não podemos colocá-lo como objetivo principal de um negócio, mesmo tendo consciência que ele é um dos pilares fundamentais. No entanto, este único pilar não é capaz de sustentar um negócio quando a tempestade vier (e acredite, ela virá!). Qualquer sustentação, precisa de no mínimo dois pilares, sendo que, em um negócio, esse segundo pilar se chama paixão. É a paixão que nos mantém firmes e confiantes enquanto todos questionam e duvidam de nós, e é justamente neste ponto que vocês mulheres obtêm vantagem e se diferenciam em relação aos homens. As mulheres sempre foram melhores em demonstrar suas paixões, seja por uma banda ou um gatinho da TV em suas adolescências, seja em suas carreiras/empreendimentos ou por seus maridos, filhos e família em sua fase adulta. Para exemplificar até o presente momento, todos já ouvimos dizer que “amor não enche barriga”, certo? Será que só lucro e paixão são suficientes para construir um negócio de sucesso?

Quando comecei a empreender e buscar literaturas que me dessem suporte (e base) para errar o mínimo possível, me deparei com um autor americano célebre na área de negócios, Napoleon Hill. Dos oito livros que li de sua autoria, todos começavam com a mesma regra: “Tenha um objetivo claro e definido”. O último pilar do sucesso da Zappos se trata justamente disso, Lucro, Paixão e Propósito. Quando temos um objetivo claro e definido, transformando-o em propósito de vida, começamos a angariar pessoas que pensam como nós, que acreditam em nosso trabalho. Formamos um grupo de mentes que deixam seu conhecimento a disposição do outro para que o objetivo principal seja conquistado (o próprio Empreendedorismo Rosa é um exemplo disso). Depois, adquirimos uma autoconfiança de que seremos capazes de realizar tal feito, a partir daí, se mantivermos a iniciativa, liderança e disciplina necessária para atingirmos nosso objetivo, esses três pilares sustentarão nossos negócios quando o inverno chegar.

Com isso posto, a mensagem que quero deixar para você, mulher empreendedora, é a seguinte: Busque lucro sim, mas não a qualquer custo. Seja apaixonada por aprender a empreender e apaixonada pela sua ideia, produto, serviço, por seu negócio, por seu cliente, mas, acima de tudo, tenha um propósito claro e definido de onde quer chegar. Somente assim saberá se está perto ou longe do seu sucesso. Coloque uma data no calendário para atingir seus objetivos, pois tudo o que aconteceu na história da humanidade possui uma data aproximada. Saiba que podemos obter da vida tudo o que quisermos, desde que, primeiro, consigamos auxiliar um número suficiente de pessoas a serem bem sucedidas.

Acredito que as mulheres ensinarão aos homens a empreender mais por paixão e por propósito do que pelo lucro. O futuro dos negócios depende disso e a vantagem está com vocês, aproveitem!

JuLio Lussari Consultoria
julio@juliolussari.com.br
www.juliolussari.com.br
www.fb.com/juliolussari.consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Elas por Eles – Julio Lussari”