Empoderamento Feminino

Em tempos de dólar em alta

Por Elaine Mello

Há algum tempo vemos o mercado de câmbio agitado nas notícias, devido à contínua alta do dólar. E para quem precisa comprar a moeda, pairam muitas dúvidas no ar, e uma das mais comuns é entender por que o câmbio turismo é mais caro do que o câmbio comercial.

Você está preparando sua viagem para o exterior e quando faz a cotação, leva um susto: “Mas como assim 3,18? Eu acabei de ver num site de notícias o dólar a 2,98!”. Então, vamos entender o porquê da diferença.

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

 

A moeda espécie demanda vários custos para ser comercializada, pois se trata de notas de dinheiro em mãos:

– custo com importação das notas dos países de origem;
– custo com seguro contra sinistros;
– custo com transporte de segurança;
– custo com estoque do papel moeda;
– custo com manutenção de estrutura das lojas de câmbio.

Já o dólar comercial é a referência do mercado (com base na taxa PTAX medida pelo Banco Central), utilizado em operações de importação e exportação e negociado mediante contratos em formato eletrônico, por isso, livre desses custos.

Abaixo estão as diferentes nomenclaturas do dólar:

Tipo de dólar // Características

– Dólar PTAX: medida pelo Banco Central, é a taxa média de negociação no mercado do dólar comercial entre as instituições financeiras.
– Dólar comercial: cotação base do mercado e utilizado em negociações comerciais internacionais (importação e exportação).
– Dólar turismo: sua cotação deriva do dólar comercial, adicionando os custos citados.

É utilizado para viagens, nas operações com moeda espécie, cartões e remessas bancárias internacionais de pessoa física.
– Dólar paralelo: mercado “negro” do dólar, em que as negociações são feitas ilegalmente, sem registro no Banco Central.
– Dólar à vista: taxa de referência para negociações de contratos de câmbio no mercado financeiro.
– Dólar futuro: ativo negociado no mercado financeiro (compra ou venda), com preço de liquidação e data futura pré-determinados.

Bom câmbio para você e $uce$$o!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *