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Franquia: Capital e perfil empreendedor não bastam

Por Marcio Tadeu Aurelio

Espírito empreendedor e capital para o investimento. Estes são os requisitos básicos exigidos pelas franquias ao escolher seus franqueados. Para garantir maior chance de sucesso e não permitir que a imagem de toda a rede seja arranhada por uma escolha errada, algumas empresas franqueadoras têm peneirado os interessados na franquia até mesmo por meio de testes psicológicos. Identificação com a marca é primordial para abrir uma franquia, avaliam os consultores da área de franchising.

De acordo com especialistas, um dos maiores erros cometidos pelas franqueadoras é aceitar um franqueado que não se identifica com a marca e com o negócio. Traçar com precisão o perfil do franqueado é o primeiro passo para que as franquias conquistem seu objetivo: expansão consistente e promissora. Da mesma forma, é o que vai permitir ao franqueado maior possibilidade de sucesso.

Ao definir o perfil do franqueado, o primeiro passo que as redes de franquia devem seguir é que tipo de franqueado quer em seu negócio. Às vezes, é até melhor começar a seleção pelo inverso, ou seja, o que o franqueado não pode ter ou ser para ingressar na rede.

O essencial é identificação com a marca. O objetivo não deve ser só ganhar dinheiro. O franqueador não tem que estar preocupado somente com a taxa de franquia ao aceitar o franqueado, e o empreendedor não pode escolher um negócio apenas pela rentabilidade. O franqueado tem que entender a franquia como um projeto de vida e o franqueador reconhecer que o desempenho de seu parceiro pode comprometer a rede.

Algumas empresas têm investido no processo de seleção de franqueados por meio de testes psicológicos e dinâmica de grupo para chegar ao perfil ideal e desejável. Neste tipo de processo, muitas vezes, de 100 possíveis empreendedores tiram-se apenas dois ou três que realmente têm todas as características necessárias para se tornar um franqueado de sucesso. A maior parte das pessoas não tem noção do trabalho que é estar à frente de um negócio. Embora a probabilidade de sucesso seja maior com a seleção, não é garantia total de que o franqueado seja bem-sucedido porque vai depender da combinação de vários fatores.

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