Empreendedorismo Rosa: Uma realidade!

Por Lenia Luz

Quando iniciei minha trajetória no Empreendedorismo Feminino, há mais de 10 anos, percebi que ela não seria nada fácil. Principalmente porque minha formação inicial não me deu ferramentas de como gerir um negócio.

Ao longo destes anos aprendendo com o próprio empreendimento, buscando me capacitar através de cursos, palestras e muito networking com outras mulheres empreendedoras, deixo para vocês as 5 lições que aprendi até aqui neste maravilhoso Universo do Empreendedorismo Rosa.

Fonte de Imagem: Empreendedorismo Rosa

Lição Número Um: Mantenha a sua Diferença

No início da minha carreira como consultora em comunicação, vi poucas mulheres da minha área de formação, fonoaudiologia, buscando este espaço no mercado. Portanto percebi que teria que ser um pouco mais persistente, pois era um mercado novo a ser explorado. Aprendi que tentar ser como outra pessoa não seria o melhor caminho, mas que eu poderia me espelhar em posturas e ações positivas no mercado, de profissionais que já faziam a diferença.

Portanto, nós mulheres devemos comemorar as nossas diferenças nas habilidades, nossa visão única e nossas experiências de vida diferentes, utilizando todas estas ferramentas para aumentar a contribuição nos nossos empreendimentos.

DESTAQUE-SE na sua diferença !

Lição Número Dois: Identificar o que devo e o que não devo fazer

Você precisa ter um olhar focado para mirar, abraçar e compreender em quê você poderá melhorar seu empreendimento. Com isso também identificará aonde precisará de ajuda e com isso poderá reavaliar suas posturas e se preciso mudar o rumo.

Empreendedoras de sucesso já perceberam que devem manter firmes seus princípios básicos, mas sem deixar de estarem atentas as constantes evoluções do mercado e principalmente perceber como ele se comunica.

FOCO em suas ações !

Lição Número Três: Criatividade é sempre a resposta

Nós mulheres temos esta capacidade de criar e recriar coisas, dando a elas uma roupagem nova sem perder a sua essência. Use a criatividade que você tem como dom e talento nato e foque em suas ações dentro de seu empreendimento.

Não tema em INOVAR!

Lição Número Quatro: Se dê feedbacks constantes

Feedback, avaliações e treinamentos sempre foram uma necessidade muito maior das mulheres. Afinal, somos as rainhas das DR’s (Discutir as Relações). Portanto se faz necessário esta busca de feedback pessoal, onde você estará se lendo e vendo se suas ações estão de acordo com o planejamento de sua empresa.

Se precisar de uma escuta externa, consulte seu sócio, uma grande amiga, um coach, enfim, alguém que valide suas ações, de maneira que a motive a seguir em frente ou se preciso mostre que se faz necessário mudar a rota.

ESCUTE-SE, sempre!

Lição Número Cinco: Inteligência Emocional

Ao conviver com tantas mulheres empreendedoras durante estes anos fui fazendo uma lista de histórias que me impulsionam em meu dia a dia. O talento e conquistas de todas estas mulheres são de tirar o fôlego e inegável. A maioria delas tem uma grande dose de inteligência emocional.

Empreendedoras e corajosas, porém humildes, bem humoradas e intuitivas e com um forte compromisso com práticas empresariais éticas. Em suma, são emocionalmente inteligentes. Elas têm empatia, intuição e habilidades com as pessoas, o que são sem dúvida grandes vantagens em suas empresas. USE destes presentes natos a seu favor!

Com tantas aptidões só podemos mesmo nos sentir ainda mais femininas, mais empreendedoras e sem dúvida, mais valorizadas. Somos com certeza a grande  e boa notícia para a economia e para o mundo dos negócios!

Abraço empreendedor ROSA

0 Comentário

  1. gabiurtiaga@gabiurtiaga.com.br'
    Gabi Urtiaga 8 de maio de 2012 21:42 Responder

    Lênia, adorei o post!!
    Era exatamente o que eu estava precisando escutar.
    Agora, vou acompanhar o site!

    =)

    Comment meta

    • Empreendedorismo Rosa 9 de maio de 2012 22:51 Responder

      Olá Gabi, a equipe ER ficou muito feliz com a sua visita!
      Traremos muitas novidades nos próximos dias.
      Beijos

      Comment meta

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

dois + um =