Empoderamento Feminino

O empreendedorismo de Coco Chanel

A ideia de escrever este artigo (que é o meu primeiro texto aqui no blog do Empreendedorismo Rosa) veio enquanto lia meu mais novo livro: ‘O Evangelho de Coco Chanel: lições de vida da mulher mais elegante do mundo’. Como sou formada em Design de Moda, meu olho brilha por tudo que possa estar ligado ao tema e não é diferente com a vida e obra de Chanel.

Fonte de Imagem: Google

Em certa parte do livro, conta-se que Coco precisava dar um rumo profissional na sua vida e para não ficar vendo a banda passar e perder seu precioso tempo, ela comprou uma quantidade enorme de jérsei que, ná época, era o tecido mais simples e barato que havia. Uma das versões apresentadas é que ela fez isso porque o preço do tecido estava ótimo e era o que ela poderia ter naquele momento. Com o jérsei, fez túnicas que se assentavam perfeitamente ao corpo e conjuntos super elegantes e assim sua carreira começou a decolar.

Você percebeu que Mademoiselle Chanel usou sua criatividade, esperteza, bom gosto e conhecimento para fazer com que seu problema (nesta época ela não tinha dinheiro para jogar no lixo) se transformasse em lucro? O fato dela não ter tido dinheiro para investir nos tecidos mais cobiçados da época não foi empecilho para deixar seu negócio às moscas. Ela acreditava no que queria e fez isso acontecer.

Um detalhe que eu acho muito importante para quem quer empreender é ter os olhos bem abertos para conseguir ver todas as possibilidades que existem em cada obstáculo. Em minha opinião, as dificuldades são como um teste: precisamos transpô-las para aprimorar nossa força de vontade. Criatividade e ‘sangue frio’, características que são essenciais na vida de mulheres empreendedoras. E para terminar nossa ‘conversa’, uma das frases mais bacanas que já li e que está na página 95 do referido livro: “A mansidão não faz as coisas acontecerem, a menos que por acaso você seja uma galinha chocando ovos.”

Camila Fernandes é formada em Design de Moda e pós graduada em Docência do Ensino Superior. Desde pequena é apaixonada por moda e escrita e resolveu transformar este hobby no seu ‘ganha-pão’. Ela é a editora do site ‘Clicamila: o universo feminino em movimento!’, no qual fala, com muito charme, criatividade e responsabilidade, sobre moda e todos os assuntos que são de interesse das mulheres. E como boa mineira que é, não dispensa uma prosa, especialmente se esta for acompanhada de cafezinho e pão de queijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O empreendedorismo de Coco Chanel”