Por Júlio Lussari
Aprendi uma das maiores lições sobre Marketing Pessoal com o meu pai, em um dos momentos de maior adversidade pelos quais já passei até hoje.
No final de 2007, eu fali um negócio e em fevereiro de 2008 decidi mudar de cidade. Prestes a embarcar, meu pai colocou a mão no meu ombro e disse: “Você faliu, perdeu tudo o que tinha, está indo para uma cidade que você não conhece nada, nem ninguém. Tudo o que te sobrou foi o seu nome, cuida bem dele.”
A primeira vista, parece algo duro para se dizer a uma pessoa que estava na situação em que me encontrava. No entanto, foi um daqueles aprendizados que, sem dúvida nenhuma, vou carregar para o resto da vida.
Quando o assunto é Marketing Pessoal, poucas pessoas sabem de fato o que é e como fazê-lo. Trago hoje para vocês o que considero os três pilares básicos do Marketing Pessoal:
1 – Objetivo
O pilar fundamental em relação ao Marketing Pessoal é ter um objetivo principal.
Quem você quer ser?
Pelo que quer ser conhecido?
Quais diferenciais a sua marca vai levar para o mercado em que atua?
Assim como uma empresa que possui uma marca, a sua marca pessoal precisa ter um objetivo e se posicionar em relação a isso.
2 – Networking
Costumo dizer que networking não é só conhecer pessoas, também é conectar pessoas. O fato de conhecer bastante gente e se relacionar bem com elas é, de fato, um ponto positivo. Mas, no mundo dos negócios competitivo em que vivemos hoje, precisamos muito mais do que conhecer e nos relacionar bem com pessoas. Uma das habilidades que acredito ser um grande diferencial competitivo é o de conectar pessoas. Por exemplo: Se você conhece uma pessoa que tem uma agência de publicidade e uma outra pessoa que está começando um negócio agora, você pode ligar para um e dizer que quer tomar um café para atualizar sobre o que está fazendo e perguntar se pode levar um amigo que você quer muito apresentá-lo. Depois de marcar com um, ligue para o outro e diga o mesmo. No dia do encontro, apresente-os e diga o quanto está feliz por eles estarem se conhecendo. Diga um pouco de cada um para o outro, peça o seu café e deixe-os conversando. Estimule a conversa com perguntas bem feitas.
Caso eles fechem um negócio ou uma parceria, ambos serão imensamente gratos a você. Faça isso de coração, sem intenção de ganhar algo em troca. Aprenda a conectar pessoas e você verá os resultados que isso trará para a sua carreira profissional.
3 – Persistência
Construir uma marca pessoal leva tempo, requer paciência, persistência e resiliência. No entanto, acredito que, dessas três, a persistência é a mais importante. Ao definir um objetivo claro e definido para a sua marca pessoal, conhecer e conectar as pessoas certas que possam te ajudar a chegar mais próximo do objetivo a cada dia e ter a persistência de continuar progredindo não importando o que aconteça, é um excelente caminho para construir uma marca forte e sólida no mercado.
O ingrediente que falta nessa receita é: ação massiva e ininterrupta.
Objetivo sem ação, não passa de mera ilusão.
E você, o que está fazendo hoje para alcançar o seu objetivo amanhã?
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Nenhum comentário “Três Pilares do Marketing Pessoal”
Luto bastante pelos meus objetivos, chego a realizar, mas com muita dificuldade. Tenho um salão de beleza à 25 anos. Meu trabalho e bem reconhecido recebo muitos elogios. Sou persistente naquilo que desejo, há algum tempo tento tirar um pprojeto do papel mas sempre acontece algo que não deixar executa_lo e realizar
Bom dia! meu nome é Suely tenho um restaurante de comida tipica mineira ha 20 anos com muita persistência e trabalho árduo. ..ja sofri muito com relacionamentos pessoais fracassados criei minhas filhas sozinha e hoje sou referencia na minha cidade, porem queria ganhar o mundo. hoje faço de um grupo que fundamos , o CREM, centro de referência da mulher empreendedora onde damos apoio e fazemos network com demais mulheres.
Suerda,
Obrigado por seu comentário. Tenho percebido que não basta apenas traçar objetivos e planos de ação. Há que se fazer uma auto-análise para descobrirmos se estamos nos sabotando no meio do processo. Quando algo não dá certo, olhe para aquilo com carinho e tente entender o que pode ser feito melhor ou o que você precisa aprender para conquistar aquilo que almeja. Afinal de contas, tudo aquilo que você ainda não tem, é por causa daquilo que você ainda não sabe ou ainda não fez.
Um grande abraço.
Sábias palavras Julio… Creio eu que olhar com carinho é também baixar a guarda e abrir o coração. Controlar o Ego é um desafio. Aceitar que existe muito a aprender e ainda sim estar disposto a repetir e repetir ate ser ter um habito, pratica…e entao chegar ao almejado. Abraço