Divulgar serviços e produtos é um desafio que tira o sono de empresários/acionistas. Quando se fala de pequenos negócios, o desafio é ainda maior por conta da limitação de recursos para marketing. Se por um lado a comunicação com a imprensa é essencial para chamar a atenção de consumidores, por outro os preços e a falta de conhecimento mantém microempresários distanciados dessa ferramenta poderosa de marketing.
Esse artigo traz orientações de como iniciar uma divulgação de microempreendimentos para jornalistas, gerando citações da sua marca por meio do processo de mídia espontânea. Conheça algumas regras para iniciar com o pé direito a comunicação com os jornalistas.
– Mantenha sua presença impecável na internet: ter uma “filial virtual” é imprescindível para a existência de qualquer negócio. Porém, mais do que estar na internet, seu empreendimento precisa estar visível com imagem razoável – precisa ter layout apresentável, texto objetivo, bem escrito e bem revisado antes da publicação, facilidade de navegação e meios de contatos ativos (telefone e e-mail).
– Atualize sites e blogs, gere relevância: atualizar, periodicamente, o site do seu negócio gera entradas no Google e alimenta o interesse dos prospects e clientes.Escreva textos que agreguem valor ao internauta que visitou o site, utilize expressões que facilitem os mecanismos de buscas do Google. Como facilitar as buscas no Google? Alterne posts de informação úteis ao consumidor e informações institucionais de sua empresa, varie o tamanho dos textos. Ora publique textos curtos, ora publique informação aprofundada.
– Dialogue com a imprensa: cumpridos os dois passos anteriores, é chegado o momento de analisar qual comunicação quer entregar ao mercado. Como quer sua empresa seja conhecida? Quais diferenciais de serviços/produtos? Essas respostas podem ser encontradas com o apoio de escritório de assessoria de imprensa.
– Desenvolva estratégias para relação com a imprensa: discuta com o seu assessor de imprensa a estratégia e o enfoque mais efetivo para conseguir espaço na imprensa. Esse trabalho deverá ser feito a quatro mãos. Cabe ao cliente explicar a realidade e portfólio de serviços/produtos, além de responder ao questionário do assessor de imprensa sobre aspectos essenciais a respeito do seu negócio. Em cima das respostas do gestor, o assessor de imprensa cria o press release (texto em linguagem e formato jornalístico ressaltando o que existe de mais interessante sobre seu serviço para o grande público). Esse press release será distribuído a vários jornalistas.
– Transforme seu negócio em notícia: para que um negócio seja apontado em reportagens ele deve ser exposto aos jornalistas pelos seus atributos que mais interessam ao leitor – ineditismo; utilidade do produto para resolver problema de considerável número de pessoas; volume de investimentos no negócio e geração de empregos; impacto social positivo etc. Quanto maior for o número de critérios jornalísticos que um mesmo press release reunir, maiores as chances da empresa ser entrevistada.
Espero que você se inspire e comece a desenhar ações de assessoria de imprensa. Até o próximo artigo!
Jaqueline Pereira é jornalista com mais 12 anos de experiência na comunicação de PMEs e grandes empresas. Graduada pela PUCPR, especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero (ex-repórter da RBS TV Florianópolis e Rádio Jovem Pan-AM). Desenvolve ações de divulgação estratégica para PMEs, pequenos empreendimentos e startups. É palestrante (Assessoria de imprensa como ferramenta de marketing), tendo ministrado conferência na Câmara do Comércio Brasil-EUA (Curitiba), além de seminários realizados periodicamente. É sócia fundadora do escritório Jaqueline Pereira Comunicação. Foi editora de informativos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR), destacando-se a coordenação da cobertura jornalística da visita do presidente Lula (2010).