Por Pâm Bressan
Muitas vezes deparamos com situações, que olhando depois, você não acredita que aquilo aconteceu de verdade, e pior, que você fez ou contribuiu para aquela ação. Por exemplo: Em um momento de briga, a emoção fala mais alto que a razão, um momento de discórdia, o achismo fala mais alto que a humildade. E depois de um dia esfriando a cabeça (às vezes menos que isso!) você pensa: “Puxa, agi muito mal! Poderia ter sido diferente”. Em muitas situações não paramos para pensar antes de… AGIR
Aprendi com a vida (é sou velhinha!) que é preciso desacelerar e vivenciar. E isso é possível para várias situações que acontecem em nosso dia a dia. Antes de agir, pergunte-se: “Estou agindo assim por causa das minhas atuais circunstâncias emocionais (raiva, ódio, tristeza, etc.) ou pela razão (o fato)?” Aprender a controlar suas emoções não é nada fácil, certo?
É um exercício diário que deveria ser ensinado na escola desde criancinha. Aliás, aprendemos tão poucas coisas úteis na escola não é mesmo? Onde você (que hoje não é uma Química), utiliza aquelas fórmulas e tabelas periódicas? E onde aplica a fórmula de báskara no dia a dia? Enfim, tem certas coisas que poderiam ser opcionais, algo como, a criança chegar a uma idade, fazer um teste e optar por escolher determinados caminhos, entre eles, têm o que ela se interessou de verdade, e lá ela já consegue desenhar suas trilhas para o futuro.
Se tivéssemos a oportunidade de aprender na escola, além de controlar as emoções, algo como aprender a desenvolver a criatividade, como criar oportunidades e também como falar em público, montar um plano de ação, a vida poderia ser mais fácil em alguns momentos que complicamos ou tornamos mais difícil por não saber agir de maneira correta.
Mas de nada vale ficar lamentando, procure SIM, a cada dia ser a melhor versão de você mesma. Não espere o outro, o tempo, a escola ( que possivelmente para você não volta mais, ASSIM COMO para mim), a política, o governo, a economia. Tome as rédeas da sua vida, assuma o controle e melhore a cada dia, mudando aquela situação para favorável e tranquila.
Melhore para você, para se sentir única, progredindo de dentro para fora e isso refletirá em suas ações e tomadas de decisões diárias.
Excelente semana!