Por Empreendedorismo Rosa
Hoje, dia 19.11.2016, nós, mulheres empreendedoras temos mais um motivo para celebrar. Com o intuito de apoiar, empoderar e inspirar mulheres e a todos que se dedicam a tornar o mundo um lugar melhor para as mulheres e meninas, a ONU lançou em 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino em Nova York. Dentro da página oficial do Womens Day você poderá conhecer mais sobre este projeto mundial.
Nós, do Empreendedorismo Rosa, inspiramos, realizamos e empreendemos e dentro desta proposta temos apoiado muitas mulheres em suas caminhadas empreendedoras. Através de nosso conteúdo, construído de maneira especial e exclusiva por nossos colunistas, buscamos inspirar, informar e motivar mais e mais o empreendedorismo em nosso País. Com ações presenciais fomentamos o networking, o crescimento e nascimento de novos empreendimentos e com isso o empoderamento feminino se fortalece nesta cosntrução de rede de negócios e também solidária, entre mulheres que se ajudam mutuamente.
Veja o perfil da pesquisa que apoiamos, realizada com mais de 1300 mulheres em todo território nacional e patrocinada pelas empresas AVON, ITAÚ e FACEBOOK, com organização da RME.
A pesquisa, além de desvendar o perfil dessa mulher que empreende no Brasil, traz um panorama real do que elas enfrentam quando decidem empreender, seus conflitos diários, a maternidade versus a carreira, o momento financeiro e principalmente as dificuldades que a empreendedora brasileira enfrenta quando decide ter seu próprio negócio.
A amostra da pesquisa quantitativa é de 1376 mulheres sendo que 85% já empreendem e 15% pensam em empreender, e abrange uma boa representatividade: São Paulo Capital e região metropolitana – 19,65% MG + ES + interior de São Paulo – 22,33%, Região Sul – 20,23%, Estado do RJ – 12,21% Regiões Norte, Nordeste, Centro- Oeste 22,33%
PERFIL: 79% tem superior completo ou mais, 39,1 anos é a média de idade. A maioria é casada, com filhos e apresentam um grau de escolaridade um pouco maior do que as que planejam empreender e que tem média 36,5 anos, sendo que 30% pertence a Classe C, enquanto 35% das mais velhas pertencem a classe A.
MATERNIDADE: Um dado já sentido pelo mercado, mas que ainda não era comprovado: 75% das empreendedoras decidem empreender após a maternidade. Na classe C, a porcentagem aumenta para 83%.
O QUE MAIS COMPROMETE A RENDA: O MAIOR GASTO entre 37% das pesquisadas é com moradia, seguido de alimentação (24%) e de dívidas (15%). Mas isso muda quando analisada a classe social: na classe A, o maior gasto é com Educação, chegando ao comprometimento de 14%.
REDE DE APOIO DA EMPREENDEDORA: Na hora da divisão ou “ajuda” nas tarefas domésticas e cuidado dos filhos, a maioria das empreendedoras conta com o apoio do marido, familiares. Na Classe C, as redes de apoio são menores. Outra constatação, conforme os filhos crescem elas passam a fazer mais tarefas sozinhas.
TEMPO DO NEGÓCIO – 42% iniciou seu negócio há menos de 3 anos e 39% tem mais de 6 anos.
SETOR DE ATUAÇÃO: quanto mais alta a classe social, maior a concentração de Serviços, que desponta com 59%, seguido do comércio (31%), e Indústria (7%).
SOCIEDADE: 55% não tem sócios, e quando tem é mais comum sociedade em partes iguais. Amigos, maridos ou outro familiar são os sócios mais comuns das empreendedoras.
HOME OFFICE: 68% costuma trabalhar mais em casa.
FATURAMENTO: 33% das empreendedoras faturam mais de R$10.000,00 por mês enquanto 36% faturam até R$2500,00 por mês.
PONTAPÉ INICIAL: 41% iniciaram seu empreendimento sem capital, 41% usaram Poupança, investimento próprio e rescisão após ser demitida como principal fonte de capital que contaram para iniciar seu do negócio.
PREPARO PARA O NEGÓCIO: maioria das que já empreendem, 75% se sente preparada para ter o seu próprio negócio. Já entre as que planejam empreender, 50% se sentem preparadas.
RAZÕES PARA EMPREENDER: entre elas predominam as razões emocionais, já que 66% diz trabalhar com o que gosta enquanto 34% diz que empreender é realizar um sonho. Ter Flexibilidade de horáriofica com 52% das respostas e 40% procura por uma renda melhor do que trabalhando para outros.
PONTO DE ATENÇÃO: 33% fazem O CONTROLE FINANCEIRO de modo básico, criam planilha de excel ou até anotam em um caderno. 33% fazem algum controle de modo mais elaborado, mas 14% não fazem controle nenhum.
CONFIANÇA: Mesmo com todo o discurso negativo da crise atual do país, os negócios de mais da metade (63%) das empreendedoras está melhor do que há 3 anos. E elas acham que irão melhorar mais ainda nos próximos 3 anos!
QUEREM SABER MAIS: Finanças, planejamento da empresa, formação de preço, mkt/comunicação e vendas/negociação são as áreas que querem saber mais. Ou seja, querem planejar, definir preço, divulgar e vender.
ONDE BUSCAM INFORMAÇÕES: 70% buscam informações principalmente nas redes de empreendedorismo, 68% nas palestras gratuitas
NETWORKING: Sim, elas fazem! 31% delas vão a eventos, palestras e encontro de empreendedoras. Tomam conhecimento dos eventos pelas redes sociais (FACEBOOK), boca a boca e sites.
O que vemos é que alguns aspectos melhoraram no Brasil nos últimos 2 anos. Houve um aumento na porcentagem de mulheres com maior nível de estudo e também no de negócios com potencial alto de crescimento – chamados de “business gazelles”. Cresce no Brasil, o número de mulheres que querem ter o seu próprio negócio. Das cerca de seis milhões de micro e pequenas empresas existentes, 35% são lideradas por mulheres. No entanto, entre os novos negócios, a participação das mulheres chega a 49,6%, segundo dados do Sebrae. Outro dado que nos deixa muito motivadas é sabermos que negócios liderados por mulheres possuem uma taxa de sobrevivência maior.
Nossas habilidades somadas ao nosso desejo de fazer acontecer, vem fazendo diferença no mundo. E como presente, para você, que nos acompanha compartilhamos um documento criado pelo Empreendedorismo Rosa em 2012 e que faz todo sentido após os nossos 4 anos de vida e muito empreender.
Compartilhe com outras mulheres os 10 Princípios da Mulher Empreendedora, segundo o Empreendedorismo Rosa, e faça a diferença onde você está!