Por Adriana Smicaluk
Você sabe como o cérebro se comporta na hora da compra?
Quem nunca se pegou correndo para comprar um produto que estava em liquidação somente naquele momento? Quem nunca comprou um sapato ou uma bolsa porque teve um dia difícil no trabalho? Quem nunca parcelou uma compra no cartão de crédito por “precisar” urgentemente de algo que custava caro e que, do dia pra noite (ou melhor, em questão de segundos), virou um caso de “sobrevivência”?
Que atire a primeira pedra quem responder que não…
Isso acontece porque o nosso cérebro inconsciente toma de 85% a 95% das nossas decisões e é assim com todos nós, o tempo todo.
A quem diga que possui total controle de suas finanças e que só compra quando o produto está na promoção. FAIL! Essa pessoa pode até ter domínio de sua vida financeira mas acabou de tentar justificar uma ação irracional com uma razão racional (comprei por que estava barato!).
E quem explica e prova tudo isso é uma área nova do Marketing, o Neuromarketing, que surgiu por volta de 2000 quando o Marketing passou a analisar as respostas neurológicas obtidas pela Neurociência para entender o comportamento do consumidor, como criar empatia imediata com o cérebro inconsciente e entender, os desejos, impulsos e motivações que levam uma pessoa escolher um produto, marca ou serviço em detrimento de outro.
A cada segundo, nossos sentidos (olfato, visão, tato, paladar e sensações espaciais) recebem cerca de 11 milhões de informações, porém nosso cérebro racional (a parte do cérebro que temos consciência) processa apenas 40 bits de informação, ou seja, todo o restante é processado no nível inconsciente e não temos a percepção do quanto tudo o que nos cerca, o que está a nossa volta, que nos afeta e influencia.
Antes de aprender a vender para o seu cliente, é recomendado (em primeiro lugar) entender como funciona a biologia do comportamento humano. À partir disso, o uso do neuromarketing seja por pesquisa, ou aprendido por meio de técnicas e insights da neurociência do consumo te permitirá atrair, converter e vender mais para o cérebro que efetivamente toma a decisão.
Se você se interessou pelo tema e quer entender mais como o cérebro funciona, o que o influencia, como ele toma as decisões para aplicar esses conhecimentos na sua empresa, seja na comunicação da sua marca, produto ou serviço, você terá a oportunidade de aprender um pouquinho sobre esse tema encatados, o Neuromarketing. Te convidamos para o nosso Café com Prosa no dia 15/Fevereiro, em Curitiba, onde durante uma hora inteira, você poderá descobrir alguns dos mistérios que perpetuarão o Mercado nos próximos 3 a 5 anos.
Público-alvo: Empresárias, novas empreendedores em fase de lançamento de marca no mercado, micro-empreendedoras individuais, profissionais autônomos e estudantes das áreas relacionadas (branding, marketing, comunicação, design e administração de empresas).
FACILITADORA:
Adriana Smicaluk
Bacharel em Sistemas de Informação com MBA em Marketing pelo ISAE-FGV. Sócia-diretora da empresa Neurônio Web. Empresa pioneira em desenvolvimento web através das aplicações em Neuromarketing. Professora convidada do IBN. Ministrou Workshops e mentoria para grupo de StartUps da FGV (Projeto Isae Business) em Neuromarketing. Consultora em áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado e Marketing Digital, tendo atuado em empresas como: Renault, Nissan, GRPCOM e a canadense Dunowen Properties. No ultimo 1 ano e meio, mais de 640 alunos já foram treinados no Brasil com o Neuromarketing pela Neuronio Web e seus parceiros.