Por Taty Verri
Hoje em dia, pequenas empresas tendem a focar seus esforços apenas nas redes sociais. Todo mundo quer estar no Facebook e no Instagram. Mas, e as demais mídias? Por que não usar o conjunto todo que a comunicação disponibiliza para você?
Até mesmo grandes players tendem a fazer a divisão dos segmentos, um departamento para mídias sociais, outro para tratar da comunicação empresarial, outro para comunicação de massa e assim por diante.
Essa é a lógica que precisamos quebrar, não tem porque separarmos a comunicação como se um método não conversasse com o outro. Temos que ter especialistas em cada área sim, mas elas precisam atuar em conjunto.
Trazendo para o universo das micros e pequenas empresas, você tem que ir além das redes sociais. Um planejamento de comunicação para as redes sociais é ótimo, mas desenvolve-lo em conjunto com os demais canais é essencial. Isso é comunicação integrada, é assim que você terá mais oportunidade de impactar todo o seu público, cada qual com sua linguagem.
Podemos dizer que a comunicação integrada trabalha com o conjunto:
- Comunicação de massa (publicidade e propaganda)
- Comunicação promocional
- Comunicação digital
- Comunicação corporativa
- Comunicação de relações públicas
Para construir e fortalecer a sua marca você precisa utilizar as ferramentas de comunicação simultaneamente. Seu propósito e objetivo devem estar no centro, orientando suas ações em cada uma das plataformas conforme a necessidade.
A tecnologia mudou nossos hábitos de consumo e de comunicação. Isso exige uma nova postura na arte de comunicar. E olha, ainda nem falamos do que virá para atender os millennials.