Os projetos sociais são intervenções governamentais ou de iniciativas de organizações da sociedade civil e desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar e na redução das desigualdades nas comunidades em todo o mundo.
No cenário empresarial, os projetos sociais corporativos são um pilar fundamental da Responsabilidade Social Corporativa, compondo uma de suas principais dimensões, com foco em iniciativas que visam gerar impacto positivo na sociedade, indo além das obrigações legais da empresa. São ações que contribuem para o desenvolvimento social, ambiental e econômico nas comunidades, visando melhorar a qualidade de vida da população. Esse modelo estratégico contribui para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU, em 2015, como um plano de ação global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.
Ao correlacionar os ODS aos programas sociais corporativos voltados à comunidade, as empresas podem gerar impactos sociais positivos e duradouros, além de fortalecer sua marca e reputação. A conexão com os ODS demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e responsabilidade social. Essa integração estratégica gera benefícios para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente, como:
• Ao correlacionar os projetos sociais aos ODS, a empresa direciona seus esforços para as necessidades mais urgentes da sociedade como o combate à pobreza, à fome, às mudanças climáticas e à desigualdade social;
• A empresa concentra seus investimentos em iniciativas com maior potencial de impacto positivo, evitando desperdícios e maximizando resultados;
• Ao definir metas e indicadores específicos, vinculados às metas globais dos ODS, a empresa acompanha e avalia a efetividade dos projetos sociais, garantindo a transparência e geração de valor para a empresa e para a sociedade;
• A correlação com os ODS demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social, atraindo e fidelizando clientes, colaboradores, parceiros e investidores;
• Ao contribuir com as metas dos ODS, a empresa se torna um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável, contribuindo para o alcance dos ODS e para a Agenda 2030 da ONU;
• Ao desenvolver programas sociais corporativos, a empresa incentiva a cultura da sustentabilidade entre seus colaboradores, clientes e parceiros, promovendo práticas mais conscientes e responsáveis.
A efetividade de práticas que promovam a redução da pegada ambiental, como, a reciclagem, a redução do consumo de água e energia, que resultem no apoio as comunidades locais, podem ser medidas de diversas formas, como com a redução da pobreza, a melhoria da educação, o aumento do acesso à saúde, a promoção da igualdade de gênero, a preservação do meio ambiente.
Os projetos sociais corporativos são ferramentas valiosas para que as empresas assumam um papel mais ativo na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, pois quando alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam uma estratégia poderosa para as empresas comprometidas com a responsabilidade socioambiental.
Enfim, ao investir em projetos sociais voltados a comunidade, as empresas não apenas se posicionam como agentes ativos na construção de um futuro mais sustentável, mas também incentivam uma cultura de responsabilidade e conscientização entre seus colaboradores, clientes e parceiros, promovendo uma transformação positiva e duradoura na sociedade e no meio ambiente.
Carmem de Fátima Seguro Sanches
Assistente Social
Especialista em Gestão de Organizações Sociais
MBA em Gestão Comercial
MBA em Liderança com Ênfase em Gestão
Supervisora de Setor de Responsabilidade Social
Daiana Franciele Gapski Burkoot
Bióloga
Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade
Pós-graduanda em Licenciamento Ambiental
Este texto faz parte do E-BOOK ” Vozes Femininas na Sustentabilidade” idealizado por Daniele Ciotta e apoiado por Lênia Luz