Por Amanda Soldani
Início de um novo ano sempre traz reflexões, expectativas, promessas e até mudanças. Começo a refletir sobre carreira, empreendedorismo e causas. E assim será minha estreia no Empreendedorismo Rosa, minha nova “casa”.
A vida é muito curta para ser feliz apenas nos finais de semana. Pode parecer clichê: aquele incentivo de fazer o que você ama, procurar um trabalho que goste e empreender seu sonho. Mas ainda assusta a quantidade de pessoas que trabalham apenas por dinheiro. Outro dia, no bar, um amigo se disse prostituto porque ele opta trabalhar no lugar que lhe pagar mais. Respeitei a opinião dele, pedimos uma cerveja ao garçom e mudamos de assunto. Apenas pensei: eu trabalho por causa.
Causa: s.f. Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. / Razão, motivo, origem, princípio./ Fato, acontecimento. / Direito O motivo por que uma pessoa se propõe a contratar: causa lícita, ilícita. / Processo que se debate e julga em audiência, ação, demanda: causa cível./ Interesse, partido: a causa do povo. // Estar em causa, estar em debate. // Fazer causa comum com alguém, unir aos seus os interesses de alguém. (dicionário Aurélio)
Não acredito em empregos, em horário de trabalho e separar vida profissional da pessoal. Acredito em achar causas que sejam maiores que nós mesmos. Por isso somos empreendedoras, e não estamos empreendedoras. Optamos por um estilo de vida, investir em sonhos e riscos. Mas como achar uma causa para nos apaixonarmos? Como acharmos uma nova casa? O que empreender?
A vida é curta, mas longa o suficiente para termos diversas causas, trabalhos e experiências. Cabe a nós a decisão de se jogar no mundo, se apaixonar pela vida e escolher novos rumos.
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos”. (Joseph Campbell)
Nenhum comentário “Nova Casa e Novas Causas”
Eu escolhi ser mãe em tempo integral, e assim investir na causa que mais acredito: a evolução da sociedade começa na mudança da forma como cuidamos de nossas crianças. Esse é o meu trabalho, e concordo com você: empregos e horários não são suficientes. O mundo precisa de empreendedores em tempo integral, que não apenas abracem as causas, porque um abraço pode ser facilmente desfeito, mas que as vivam!
“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. (Confúcio)”
“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e então, com todo o coração, dedicar-se a ele. (Buda)”
Segue um texto que encontrei na internet . Entendo ser apropriado ao seu momento de sempre!
Saudável Loucura
Barbara Nonato
Como é saudável a loucura de quem não foge do desafio, não tem medo de mandar às favas o ‘grande’ e amparar o ‘pequeno’, sem o risco aparente da suposta condenação daqueles que valorizam o submeter-se e enaltecem o forte. Vamos engrandecer a sagacidade de quem não se corrompe ou não se deixa corromper por padrões inférteis de uma falsa moralidade que muitos insistem em fazer valer, seja no altruísmo do grito ou na prática vergonhosa da humilhação.
Como é saudável a loucura dos verdadeiros amigos, dos que partilham caminhos e traçam planos, daqueles que sustentam no olhar o brilho da conquista do outro, dos que guardam segredos. Vamos aplaudir aqueles que amparam, que aparecem na hora certa, que caminham junto a nós, que dão um pouco de si na tentativa de fazer de nossos dias momentos mais plenos e que, futuramente, se transformarão em doces lembranças, compondo toda uma história.
Como é saudável a loucura dos que se jogam na vida, dos que encaram o incerto como possibilidade, dos que ainda vagam em busca de um Eu maior. Vamos premiar estes verdadeiros atletas que desconhecem o medo de errar, que entendem a vida como algo mais que o provável, que nos surpreendem em cada atitude, seja com garra ou na marra, mas que não fogem e acabam nos presenteando com o inusitado.
Como é saudável a loucura daqueles que sentem verdadeiramente; seja na agonia, na dor ou na explosão do contentamento, revelam seu sentimento sem máscaras. Vamos salientar todos os que afundam de dor pra emergir mais adiante, revigorados, recompostos; todos os que mostram a alma aberta, e deixam seus os recantos sempre iluminados para que nada seja escondido; todos os que choram de saudade, ainda que essa saudade seja do que nunca foi completamente seu, mas só se sente falta do que de algum modo fez bem.
Como é saudável a loucura dos que amam, dos que se dedicam e se entregam; dos que possuem pedaços que se encaixam perfeitamente e preenchem os espaços que o tempo cavou; dos que saciam as vontades que se desejam, valorizam o beijo e se perdem em delírios. Vamos aclamar o amor bem vivido; as pernas que se cruzam e entrelaçam na inquietude do mundo de um silêncio pouco silencioso; as mãos que se dão e se detém, segurando o tempo pela momentânea eternidade; as línguas que se procuram e se acham, e se descobrem; dos corações que batem apressados, sorvendo a satisfação do gozo tão almejado, e enfim alcançado.
Como é saudável a loucura daqueles que procuram sem saber se vão achar, dos que falam por não poder mais calar; dos que sabem que vida é luta, dos mais nobres filhos da puta; dos que não medem, dos que, se for preciso, pedem; da moça feia esperando na janela, do galanteador que sorri pra ela; dos que não desistem, dos que insistem, dos que persistem, dos que carregam a certeza de que a vida pode ser muito mais do que a sorte ou o destino tem a nos oferecer.
Como é saudável a loucura de quem tece cada dia como se fosse sua obra de arte…
http://barbaranonato.wordpress.com/
Eu também 🙂 e desde então a felicidade me acompanha na maior parte do tempo.