Por Vânia Oliva
O livro do publicitário Ricardo Lordes, presidente e diretor da agência Pátria, que produziu campanhas publicitárias de grandes marcas e empresas, descreve seu percurso para atingir um público muito especial: a mulher.
Compreender como as mulheres pensam e se relacionam com certos produtos e marcas, assim como funciona seu padrão de consumo, foi o diferencial para o sucesso de campanhas como da Natura (Mamãe e Bebê e Chronos), Disney, Roche, Bosch, Continental e Contigo, entre outras tantas.
O autor admite que embora tivesse vasto conhecimento na publicidade, pouco sabia sobre as mulheres. Este foi o grande diferencial para Ricardo, que se colocou a “ouvir” e a “olhar” as mulheres e descobriu que elas falam muitas vezes por enigmas, nas entrelinhas e principalmente quando se calam.
Sua sensibilidade e curiosidade permitiu ampliar o seu entendimento da alma feminina e construir campanhas que produziram grandes efeitos e sucesso. Saber sobre o que as mulheres falam, como se percebem e como lidam com o mundo ao seu redor tirou-o da ignorância e o levou a uma compreensão possível, mas não global, das mulheres.
Sabemos que até Freud admitiu ter fracassado em descobrir o que quer a mulher. Este parece ser um enigma que persiste até os dias atuais e desafia homens e mulheres, mas, sem dúvida, é um desafio que vale a pena! Afinal, o que quer você, mulher?
Um pensamento em “Leitura com pROSA: “O Olhar Feminino””
Oi Adriana,
Obrigada pela sua contribuição enriquecedora. Nós mulheres somos únicas com nossas múltiplas formas.
Abraço,
Vânia Oliva