Por Camila Fernandes
Se há uma característica que é superimportante numa empreendedora é a tal da audácia. Sabe aquele instante que a coragem e a vontade de fazer e acontecer vem à tona? Este momento tem que ser aproveitado sempre e ao máximo, porque muitas vezes, uma boa cara de pau pode ajudá-la a conseguir aquela parceria preciosa. Creio que esta característica pode ser conseguida com o passar do tempo (se você não nasceu com ela, é claro), à medida que se sente confortável e, por consequência, confiante dentro do universo no qual está trabalhando. Acho que isso tem ligação com o fato de estarmos apaixonadas pelo que fazemos. Aqui também entra a parte importante que é ‘saber correr riscos’. Tem horas que pra fazer o negócio decolar, apostar em uma ideia, mesmo sem ter todas as garantias que ela vai vingar, é essencial.
E é tão simples entender o motivo! Se você continuar fazendo sempre a mesma coisa, o resultado também será sempre o mesmo. Se o negócio não ‘anda bem das pernas’ é preciso mudar a forma como você vem cuidando dele para que ele possa andar, correr, se exercitar e crescer ‘sozinho’ (nem tão ‘sozinho’ porque sei que você como uma mãe zelosa que é, vai estar sempre por perto, não é?!..rs). A questão é saber investir e nunca dar um passo maior que a perna. E para ter noção disso, conhecer perfeitamente sua área de atuação e o que você quer pra sua vida é lei.
Quando eu digo ‘conhecer’, quero dizer ESTUDAR seu negócio: pesquisar muito, ver o que os concorrentes estão fazendo para você poder inovar, correr atrás de novas alternativas/materiais/parcerias, desbravar cada cantinho da sua área de atuação para poder levar ao seu cliente tudo o que há de mais completo e melhor no assunto. Fazendo o ‘diferente’ (mas sempre sabendo que você tem que ter um $$ guardadinho para bancar o que não der certo e uma autoestima bacana para aprender com os erros que vão aparecer pelo caminho) é certeza que os resultados do seu negócio também serão diferentes! E melhores, diga-se de passagem!
Na moda, tivemos uma década do século passado que foi preciso arriscar muito para que as mudanças acontecessem. Depois de uma década muito machista que foi a de 1950, o desejo era de liberdade e de querer ‘voar sempre mais alto’. Nesta época surgiu a pílula anticoncepcional que nos deu mais autonomia e liberdade de escolher o que queremos da vida, o homem foi à Lua e algumas de nós queimaram os soutiens em praça pública. Na década de 1960 as mulheres e outras minorias, como gays e negros, deram o ar da graça nas ruas lutando pelos seus direitos. E sabe aquela história que a moda é o reflexo da história? É a mais pura verdade, minha cara. (Quer saber mais sobre a moda na sexta década do século passado? Então clique AQUI e AQUI). Num mundo onde as mulheres estavam cansadas de receber tantas ordens dos maridos e repressões diversas surgiu uma peça de roupa (oi, minissaia!) que mudaria para sempre a história da moda por ser audaciosa e ser diferente do que estava sendo feito até então. A mulherada fez o diferente e quem agradece somos nós, afinal estamos colhendo os benefícios. Será que existiriam mulheres empreendedoras se tivéssemos continuado submissas às regras de uma sociedade machista? (pra pensar…)
Entrando mais ainda na esfera da moda, a ala feminina aderiu a um pedaço de tecido bem estreito para cobrir o quadril e chocou uma sociedade acostumada com o comprimento no joelho ou logo abaixo deste. A mini foi o divisor de águas, entende? Tipo ‘agora quem manda em mim sou eu e não você’. Escândalos à parte, elas saíram pelas ruas desfilando as pernas descobertas e foram alvo de comentários maldosos. Mas acontece que elas acreditavam no que estavam fazendo e por isso ‘bancaram’ esta atitude; queriam mudar a sociedade que era superpatriarcal e por isso não se intimidaram. E assim você também deve fazer. Se acredita numa ideia ou projeto, tenha audácia para mudar, investir, fazer acontecer! Muitas vezes a ‘cara de pau’ ou o atrevimento são essenciais para mudar o rumo da prosa. E depois, o que vem pela frente, são ótimas histórias pra contar!
Nenhum comentário “Audácia nos negócios e na moda!”
Adorei…a matéria…..
Ei, Cláudia! Que bom saber que adorou a matéria! Se tiver sugestão de tema que envolva a moda e o empreendedorismo ao mesmo tempo, entre em contato comigo! 😉 Adoro saber o que os leitores querem ler! Bjs!
Adorei seu artigo, muito inspirador e motivador para essa mulherada que ama o empreendedorismo. Parabéns continue assim……….
Motivação sempre, para nunca deixar de querer ” voar mais alto”. Parabéns pala metéria.