Por Mell Santos
Como adepta de uma boa leitura, tenho meu livro de cabeceira: a Bíblia. Ela é para mim como um manual de instruções para a vida e de lá me veio inspiração ao ler o livro de Provérbios. Encontrei ali algumas mulheres com atitudes bem desagradáveis: vi por lá a despudorada, a insensata, a perversa, a tola, a indiscreta e outras. E só no último capítulo é que encontrei uma mulher com tantas virtudes, que se fosse hoje, sinceramente, seria difícil de encontrar. Naquele tempo as mulheres não eram consideradas, precisavam provar seu valor e essa tinha muito… Era trabalhadora, organizada, aproveitava as oportunidades, dormia tarde, acordava cedo, se importava com a família e por ser assim, o marido até mesmo permitia que ela administrasse algumas coisas por ele.
Fiquei surpresa ao ler que ela ainda conseguia tempo para fazer roupas e cintos para vender. Eu não tinha percebido isso nas outras vezes que li o mesmo capítulo. Aquela mulher também era empreendedora! O texto é bem claro quando diz que ela “Examina uma propriedade e a adquire. Planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.” Sim, ela costurava, ganhava seu dinheiro e tinha planos de investi-lo em algo produtivo, no caso, as vinhas, pois sabia que renderiam muito dinheiro. Ela era uma mulher que PLANEJAVA, tinha propósitos definidos.
Quantas mulheres, hoje em dia, querem ter um negócio próprio e não pensam assim? É preciso analisar vários pontos antes de começar, não basta apenas decidir. Aquela mulher, de época tão remota, mostra que para ter sucesso é preciso planejar, não se deve ter preguiça, que noites serão comprometidas com trabalho e será preciso paciência, pois o lucro não virá tão rápido. Antes de comprar a vinha, ela já sabia que teria que preparar a terra, teria que plantar e teria que esperar o tempo certo para colher os frutos. Você pode se comparar a esta mulher virtuosa ou age como as citadas no início, que fazem tudo sem pensar?
Só mais uma coisa sobre ela… O texto diz: “A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.” Ela está certíssima: a mulher bem preparada não teme o futuro. Qualquer área de sua vida, que pode ser a familiar, a sentimental ou a profissional, se bem administrada, será bem-sucedida. Eu quero muito ser uma mulher assim. E você? Medite também em PROVÉRBIOS 31 e aprenda um pouco mais.
6 pensamentos em “Uma mulher de valor inestimável”
Reflexão abençoada!
Maravilhoso!
Acho que deveríamos ler este texto ao menos uma vez por semana!
Tenho lido e relido esta passagem na Bíblia estes dias, pois quero empreender alguma coisa e vejo a mulher de provérbios como exemplo, e o mais importante: se está escrito na Bíblia, Deus fez questão de colocar isso lá, ou seja, podemos saber que podemos contar com a ajuda dEle em nossos projetos e Ele se agrada que sejamos mulheres virtuosas e empreendedoras rs…
Ótimo texto!
Excelente reflexão sobre o texto, confesso que justamente hj precisava de uma palavra vinda do Senhor e nem passava pela minha cabeça encontra-la aqui.
Parabéns por ser usada pelo Espírito Santo e Muito Obrigada.
Mell, Você é uma bênção, uma inspiração!
Que as bênçãos do SENHOR te alcancem!
Maravilhoso, Mell, já leio seu blog há tempo, mesmo sem me manifestar. Leio também a Bíblia, o verdadeiro manual do nosso fabricante…rsrs…logo vi que dificilmente você seria essa mulher tão sábia e empreendedora se Deus não fosse teu sustentáculo. Amei mais uma vez ver essa passagem da mulher sábia. A palavra sempre se renova.
Beijos.
Núbia