Por Rafaela Rolim
Mês de Maio, mês das mães. Que honra e alegria estrear como colunista do Empreendedorismo Rosa homenageando o meu primeiro e principal exemplo de mulher!
Minha mãe se formou como dentista numa época em que a poucas mulheres escolhiam esse tipo de profissão. Nunca teve seu próprio negócio, pelo contrário, prezava a estabilidade da carreira em detrimento de aventurar-se e correr o risco de empreender.
Sonhava em me ver trabalhando para uma grande empresa, ou quem sabe servidora pública. Quando decidi abrir meu próprio negócio, por diversos momentos me aconselhou mudar de planos. Eu compartilhava com ela as minhas dúvidas e medos: Será que estou no caminho certo? Quando vou começar a ter retorno do meu investimento? Ela se preocupava muito com a minha escolha, pois receava que eu não tivesse o que ela batalhou a vida inteira para me propiciar: o melhor.
Ela não instigou que eu me aventurasse na vida empreendedora, mas, ainda assim, diante da minha insegurança, ela dizia “Minha filha, a vida não é fácil para ninguém. Temos que matar um leão a cada dia”. Mais do que isso, ela sempre acreditou no meu potencial e competência, o que foi um grande incentivo para que eu buscasse meus sonhos.
Desde pequena ensinou-me que eu precisava estudar e me dedicar muito para ter grandes conquistas. Era extremamente exigente quando frequentávamos a escola, nota abaixo de 8 era inadmissível. Ao final do ano, quando eu e minha irmã (um ano mais velha) apresentávamos nossos boletins, recebíamos pequenos mimos pelo cumprimento de nossas metas. Isso demonstrava sua intensa liderança, nos estimulando para que nos empenhássemos pelos melhores resultados.
Minha mãe foi meu modelo de honestidade e caráter. Ensinou-me a importância da disciplina e dedicação. Sua vontade de ajudar o outro me inspira até hoje.
Há alguns anos já não tenho mais o prazer do seu toque, do seu abraço e cafuné, que tanto me fazem falta. Mas sua força e amor se faz presente em minha vida diariamente através de seus ensinamentos. À minha mãe, minha gratidão pelos valores que norteiam tanto minha vida pessoal quanto minhas decisões no mundo dos negócios.
Nenhum comentário “Minha mãe, meu exemplo”
Estou começando nesse mundo rosa e aliás o lema da nossa empresa é Uma mulher pode – Mulher Poderosa que é poder rosa,amo o que faço,e sempre me inspiro em Mulheres Poderosas,pois sei vou chegar ao topo e trabalhar de carro rosa que é mais emocionante.Abraços!!!
Parabéns filha. À cada dia, mais e mais, superando-se e propiciando-nos surpresas extremamente emocionantes, conscientes. Orgulho enorme, satisfação ainda maior. SUCESSO… SUCESSO… SUCESSO…
LINDA… LINDA… LINDA… A HOMENAGEM… VERDADE… VERDADEIRA…
muito lindo, Rafa, o seu artigo e relato dos ensinamentos da sua mãe. me lembrei um pouquinho da minha relação com ela, que também foi um exemplo para mim. principalmente no que se refere a exigir o máximo de si mesmo nos estudos 😉 beijo grande.