Aqui iniciamos a saga do Empreendedorismo Rosa pelo mundo. A Alemanha estreia com o depoimento da empresária brasileira, moradora de Düsseldorf, Iramaia Kotschedoff.
1) Quando você iniciou sua atividade como empreendedora?
A história é muito longa. Iniciei como empresária em 1989, no dia dois de julho. Mas, em 1978, tive o meu primeiro contato com as feiras alemãs em São Paulo. Na época, eu estava desempregada e procurava trabalho como freelancer. Encontrei meu ex-chefe da Vasp, que estava trabalhando na LUFTHANSA, e ele me perguntou se eu não gostaria de trabalhar como freelancer vendendo pacotes para as feiras alemãs. Eu me empolguei com a ideia e a LUFTANSA de São Paulo me deu o apoio necessário me colocando à disposição uma mesa, uma cadeira, telex e telefone. Resumindo, cheguei em Düsseldorf em Junho de 1980, acompanhando o primeiro grupo de empresários da área de panificação para visitar a IBA, maior feira de panificação do mundo. Aproveitei e fiquei 6 meses como Aupair (é uma ajudante doméstica remunerada vinda de um país estrangeiro, que trabalha para famílias com crianças e estuda o idioma local). Durante este período me aproximei mais das feiras de Düsseldorf e Colônia, conheci o funcionamento da Hotelaria e agências de viagens. Após 6 meses, retornei ao Brasil onde fui trabalhar como Promotora de vendas na Lufthansa de Salvador, hoje chamada de Key account. Posteriormente, retornei a Düsseldorf e me casei.
2) Neste retorno quais eram os serviços profissionais que você prestava?
Na época os meus ex-colegas da Lufthansa me pediram para dar assistência aos clientes deles nas feiras de Düsseldorf, depois tive que conseguir acomodação em casa de família. E assim foram aumentando meus trabalhos nesta área.
3) Qual era o teu diferencial?
Fui a pioneira na minha região, eu sabia das necessidades dos brasileiros ao visitar feiras na Alemanha, conhecia seus medos e expectativas. Além disso, havia na época uma grande necessidade de conseguir acomodações com uma boa relação entre custo e benefício de acordo com o bolso do cliente. E este assunto, eu conhecia bem.
4) Quais foram e são os teu motivadores pessoais como empresária nesta área?
O maior motivador foi saber que eu estaria, diariamente, em contato com os meus ex- colegas de aviação e turismo. Em segundo lugar, estaria ajudando aos 2 países (Brasil e Alemanha). A Alemanha ganhava com o dinheiro que os brasileiros deixavam em hotéis, alimentação, presentes e para o Brasil ficava o know how. Em terceiro lugar, poderia fazer o meu trabalho em Home Office, uma vez que eu tinha 3 filhos pequenos. Eu sempre trabalhei no Brasil e não seria feliz aqui sendo apenas dona de casa e mãe.
5) Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou na Alemanha como empresária, mãe e mulher?
A maior dificuldade era a falta de uma emprega doméstica, tão comum no Brasil e aqui artigo de luxo. Para a mulher que trabalha fora, hoje em dia existem muitas creches, na minha época não. Por isso tive sempre Aupair e/ou faxineira, praticamente paguei para trabalhar, mas sem isso eu não estaria no mercado. Sem investimento financeiro e muito mais investimento pessoal, fica impossível começar a vida como empresária. Outra coisa muito importante é ensinar os filhos a serem autônomos. Educar toda a família a funcionar como um time de futebol. Eu tive muita compreensão dos meus filhos e apoio integral da família. O idioma também é um desafio, mesmo falando fluentemente, há seus percalços e pegadinhas que muitas vezes acabam em mal entendido. Uma coisa impressionante, que me chocou muito, foi: como o meu marido era diretor de uma das grandes empresas organizadoras de feiras em Düsseldorf, na época, ele teve que participar à chefia que a esposa estava abrindo uma empresa com prestação de serviços direcionadas a feiras. Eu precisei praticamente de uma autorização, caso contrário, não poderia ter aberto a minha empresa. Isso no Brasil não teria acontecido, muito pelo contrário, eu receberia apoio por estar ajudando aos expositores e visitantes a serem bem atendidos.
6) O que é a IRAMAIA Messe Service e a IRAMAIA Business Solution?
Hoje o nome da empresa é IRAMAIA GmbH e o Claim: Business Solutions. Nossos maiores clientes são Abimo , Abicalçados, BRASKEM, FANEM e IBRAVIN, entre outros. Eu decidi tirar o “Messe Service”, por que estava confundindo as pessoas aqui na Alemanha. Eu recebia telefonemas pedindo arranjo de flores ou bebidas para estandes nas feiras (risos). O Business Solutions dá a ideia que cuidamos do seu negócio. Mesmo em assuntos que não possamos assumir, temos uma network maravilhosa e passamos a bola pra frente.
7) Cite aquilo que na tua opinião não pode faltar para uma empresária brasileira conquistar sucesso na Alemanha?
Seriedade, comprometimento e persistência.
Nenhum comentário “Empresárias brasileiras na Alemanha”
Como este mundo é pequeno! rsrsrs Rosani Fico muito feliz de ler este post seu sobre a minha amiga Iramaia, Eu sou fa de carteirinha desta mulher MARAVILHOSA, que conheço ha mais de decada, principalmente pela humildade, pelo pé no chão, pela autenticidade, e pelo coração GIGANTESCO. Iramaia é pra mim uma amiga-alma-irma, e não foi por acaso que quando comecei a postar estórias de sucesso de empreendedores no exterior no http://www.brazilianinternationalbusinessgroup.com/brazilian-entrepreneurs-abroad, entre as primeiras pessoas que vieram a minha mente, veio a Iramaia. Parabens pelo texto lindo Rosani e é isto ai, que a estória da Iramaia possa ser uma inspiração e exemplo pra todas nos! Namasté 🙂
Namasté Ana Cristina!
Fico feliz em encontrar mais uma fa da Iramaia, pois a historia dela é digna de ser seguida. Tanto que no dia 19 de julho ela vai palestrar no Workshop itinerante que estou organizando para empreendedores brasileiros na Alemanha que terá sua estréia em Munique.Estou segura que o exemplo e a motivacao da Iramaia contagiarao a todos os participantes. Venha também Ana Cristina, Munique tá um pulinho dai, rsrsrs!!!
Parabéns amiga por essa história linda de luta, sucesso e superação. Você não é só importante no seu segmento, é importante também para imagem da Mulher brasileira no exterior. Precisamos acabar com o estereótipo de que mulher brasileira vai para o exterior somente para casar, dentre outros preconceitos, pessoas como você mostra a força e coragem da verdadeira mulher brasileira. Nós somos do tamanho de nossos sonhos!
Adorei ler mais uma das entrevistas de minha “velha conhecida” e amiga Iramaia. Como eu a conheço desde praticamente o início de suas atividades, quando eu trabalhava na Camara de Comércio e Industria Brasil-Alemanha em Salvador, posso dizer, que desde aquela época, ela me encorajava muito nas nossas atividades realtivas a visitas de empresários baianos nas feiras da Alemanha. Tanto, que consegui levar um grupo de 6 empresários na época e contei bastante com o apoio dela. Sempre motivada, sempre na luta, sempre alegre e nunca desistindo. Todas essas qualidades que ela traz consigo, são importantissimas para quem quer de fato se estabelecer. Além disso, é uma mulher elegante, educada, discreta e onde ela aparece, é como se o sol aparecesse! Alto atral garantido. Parabéns sempre para esta guerreira baiana.