Mulheres ganham espaço no empreendedorismo e há marcas que permitem apenas a elas o comando.
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A proporção de mulheres brasileiras à frente de negócios iniciais, com até 42 meses de existência, é maior do que a média mundial. De cada 100 empreendedores iniciais, 49 têm comando feminino, aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM). A média dos 54 países pesquisados nesse grupo é de 37 empreendedoras para cada 100. No setor de franquias, segundo dados da Rizzo Franchise, a participação feminina em 2011 foi de 52%.
Confiantes no seu desempenho, algumas franqueadoras só aceitam o sexo feminino liderando suas marcas. A Onodera Estética é uma delas. Lucy Onodera afirma que ter mulheres à frente do negócio é uma necessidade, porque deixa as consumidoras mais à vontade, e um movimento natural.
Na opinião de Aline Salvi Schmidt, franqueada Onodera há cinco anos, com duas unidades na região de Campinas, é preciso ter muito tato para lidar com o público feminino. “A mulher é um ser complexo e só outra pode realizar um serviço de acordo com o que ela espera. Trabalhamos com o sonho da mulher de ter a pele e o corpo perfeitos, nosso trabalho muitas vezes é mais lúdico do que palpável.”
As diferenças entre os sexos também surgem na hora de escolher o tipo de negócio para investir. Mulheres preferem as áreas de estética e beleza, comércio de vestuário, fornecimento de refeições prontas e confecções. Enquanto os homens gostam mais de atividades ligadas à manutenção e ao reparo de veículos automotores, mini mercados, lanchonetes e transporte de passageiros. Os dados são do estudo feito pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).
No ano passado, a rentabilidade de negócios comandados por mulheres foi 26% superior ao dos homens. No caso do faturamento,a alta é de 34%.
Fonte: Estadão PME
Um pensamento em “Mulheres ganham espaço no empreendedorismo”
Amo ser mulher.Ter este poder na mão me fascina.