Por Amanda Soldani
Já presenciei essas três situações:
(1) Uma amiga compartilhou no Facebook dicas de maquiagem para trabalhar. No final da matéria ainda afirmava que mulheres, com óculos e maquiagem leve, transmitem mais confiança e têm maior probabilidade de serem contratadas.
(2) Um colega mostra um dress code de uma empresa que, não apenas detalha como deve ser a maquiagem, como exige depilação em dia, dermatologista e corretivo para espinhas, e até como deve ser a unha.
(3) Uma executiva me contou que se assustou quando, ao arrumar a mala para uma viagem de trabalho, percebeu uma mala igual a do marido: um terninho, duas camisas e um sapato.
Essas três situações impressionam pela forma como uma mulher deve se comportar e como deve ser sua aparência. Se muitas vezes vemos isso direcionado para funcionárias, para empreendedoras não é diferente – se não for pior. Quanto estamos presas a nossa imagem?
A questão não é usar maquiagem, saia, salto ou terninho. O importante é saber que seu profissionalismo está acima da sua aparência. A melhor forma de se vestir é aquela com que você se sente bem no seu ambiente de trabalho e com você mesma. Menos padrões e mais bem-estar, liberdade para fazer suas escolhas.
Lembrando a situação (1), o fato de você não precisar de óculos ou preferir lente de contato, não te desqualifica quanto profissional. Já a maquiagem, recomendo essa iniciativa de blogueiras que defendem terça-feira sem maquiagem, para as mulheres se aceitarem (além do descanso para a pele!). Na a situação (2), espero que você não exija isso de você mesma e de suas funcionárias, todas temos direito de ter espinhas e usar as unhas como queremos. A executiva da situação (3), desde esse dia, passou a usar mais saias e acessórios: ela decidiu que não precisava se vestir como um homem para ser reconhecida como profissional.
Minha proposta nesse texto é que você se olhe no espelho de uma forma diferente antes de sair para trabalhar. Saiba que autoconfiança e profissionalismo estão acima do seu batom, cor da roupa e tamanho do seu salto. Se estiver com olheiras por ter trabalhado até tarde, seu cliente olhará mais a qualidade do seu produto/serviço do que se a maquiagem está adequada. Pense nisso!