A entrevista deste mês é com a Dra. Elisete Pedrollo que tem uma empresa de consultoria na Alemanha na área de Biotecnologia.
1) Dra. Elisete conte como foi a sua “construção profissional” na Alemanha.
Eu sou Biológa, formada na UFRGS, e recebi uma bolsa de estudos do DAAD para fazer meu doutorado em Biologia Molecular na Universidade de Heidelberg. Este foi o motivo inicial para vir a Alemanha.
Durante o meu doutorado, conheci o meu marido e ele é a razão pela qual fiquei aqui. Depois de fazer um Pós-Doutorado na Inglaterra, decidi iniciar a minha carreira na área comercial da indústria internacional de Biotecnologia.
Após 17 anos de carreira trabalhando internacionalmente, viajando incessantemente e manejando equipes de vendedores e distribuidores, decidi usar o meu conhecimento profissional para conectar as empresas Alemãs e Brasileiras e trazer estes dois mundos juntos. Iniciei minha consultoria empresarial, Dr. Pedrollo Consulting em janeiro de 2012. Basicamente ofereço serviços de consultoria para empresas brasileiras que queiram expandir seus negócios comerciais na Alemanha (ou mesmo Europa), e da mesma maneira para empresas alemãs que queiram se estabelecer no Brasil (ou América Latina). Com a minha longa experiência em vendas e marketing em ambos os mercados, tenho um diferencial para oferecer.
2) O que te motivou a abrir uma consultoria na Alemanha podendo trabalhar para uma empresa?
Minha motivação foi o fato de poder trazer meu conhecimento sobre o mundo de negócios do Brasil aos empresários alemães e vice-versa. Poder trazer benefícios para ambos os países que são parte tão importante da minha vida. Desde que vivo aqui na Alemanha, sempre quis ter um link mais estreito com o Brasil na área comercial. O fato de morar aqui na Alemanha e ter me integrado 100% nesta cultura me ajudou bastante.
Trabalhar com o seu próprio negócio te dá mais flexibilidade, independência e novas oportunidades
3) Quais as maiores dificuldades e facilidades encontradas aqui na Alemanha como empresária, comparadas com o Brasil?
Acredito que as dificuldades que encontrei aqui sejam as mesmas que os empresários encontram no Brasil. Inicialmente, necessitei fazer muito marketing pessoal, contatar toda a minha rede de colegas, conhecidos e amigos e informá-los que agora eles podem contar com os meus serviços.
Facilidades na Alemanha – uma estrutura que ajuda e suporta o empresário e uma mentalidade que aceita muito bem os serviços de consultoria.
4) O que pra você é um stress profissional e o que você faz para aliviar este stress?
Stress profissional é o fato de que há períodos mais intensos que outros. Quando estou dentro de um projeto tenho timelines e o stress é maior. Já em épocas mais calmas, como o verão Europeu, tenho mais tempo para a minha vida privada.
Para aliviar, vou regularmente a academia de ginástica e faço aulas de zumba. Adoro dançar.
5) Você já chegou a pensar em desistir do seu empreendimento ? E o que te motivou a seguir em frente?
Sim, no primeiro ano, onde ainda não possuia clientes, pensei várias vezes em desistir de tudo. O que me motivou a seguir em frente foi a ajuda do meu marido (que me apoia 100%), dos amigos e da minha família no Brasil. Eles sempre acreditaram em mim e têm orgulho do meu empreendimento.
6) Conte a experiência que te trouxe muita satisfação profissional.
Foi meu trabalho de consultoria com uma grande empresa farmacêutica multinacional. Eles entraram em contato com importantes empresas e futuros clientes no Brasil através de meu conhecimento e network no mercado brasileiro.
Em uma viagem ao Brasil, onde lhes acompanhei, pude ver os frutos do meu trabalho se desenvolvendo, e é uma sensação muito gratificante ser parte desta experiência.
7)Quais são, na sua opinião, os requisitos necessários para uma brasileira conquistar o sucesso profissional na Alemanha?
Seriedade, perseverança e uma postura bastante profissional. Entendimento da cultura e dos costumes alemães (como pontualidade e organização) são condições ‘sine qua non’ para o sucesso.
Mas, ao mesmo tempo manter o espírito e a alegria tão contagiantes do nosso povo. Os alemães tem uma simpatia enorme pelos brasileiros e eles se sentem muito bem em nossa companhia.
Nenhum comentário “Entrevista com Dra. Elisete Pedrollo”
AMEI ler a entrevista com minha amiga de longa data…… parabéns!
Oli querida, obrigada pelo apoio. Amigas como tu sao as flores do nosso jardim da vida.
Minha irmã, um orgulho! Mulher admirável! Empreendedora, forte, perseverante, inteligente, sensível, estas são algumas das qualidades que identificamos quando a conhecemos. Como não apoiá-la sempre e desejar-lhe todo o sucesso merecido? Parabéns pelas tuas conquistas e pelo teu profissionalismo.
Parabéns, tenho certeza em tua competência, teu comprometimento e que tua grande experiência fará a diferença! Sucesso.
Parabéns Elisete, sucesso sempre.
Elisete é minha amiga há quarenta anos e certamente seu espírito empreendedor vem de sua coragem, persistência, ética e alegria tão singulares. O sucesso de sua trajetória é apenas consequência das suas escolhas sem nunca esquecer suas raízes e quem é de verdade: merece os melhores frutos.
olá, sou psicólogo brasileiro e vivo na Alemanha à dois anos, trabalhei na indústria farmaceutica por 10 anos no Brasil.
Tenho chances de me inserir no mercado de trabalho alemão?
Ainda falo pouco o alemão
Olá Marcos, como psicólogo acredito que tenhas boas chances. Existem inúmeros brasileiros vivendo aqui que podem se tornar teus pacientes, pela conveniencia do idioma. Conheco alguns psicólogos brasileiros locais que também trabalham via skype. Na área farmaceutica local vais necessitar o idioma, sem ele nao há chances de entrar neste mercado.