Por Camila Fernandes
A verdade é que, tão importante quanto comprar as roupas certas para a vida que você tem e os eventos que precisa ir, é saber contratar as pessoas certas para ajudá-la a colocar seu negócio para frente. A gente começa assim: tem uma ideia, coloca ela na vida real, experimenta muito, aprende com os erros, experimenta mais e, por fim, começa a ver que as coisas estão caminhando no rumo certo e que, sozinha, você não vai dar conta. É preciso dividir as responsabilidades e assim também ganhar mais conhecimentos, novos pontos de vista.
Eu ainda não precisei contratar ninguém para me auxiliar no meu negócio, mas acredito que quem já passou por isso (ou está passando) sabe da importância dessa etapa. Contratar pessoas que nada tem a ver com a bandeira que você defende é um desperdício de tempo e dinheiro. Afinal, quando a pessoa não está engajada de corpo e alma, ela não se dedica tanto, e aí é certeza que as chances de crescimento serão bem menores do que poderiam ser se todos os funcionários estivessem devidamente conectados com a ideia.
Nessa hora H, ter paciência e disponibilidade para ouvir os candidatos a funcionário é tão importante quanto ter tempo e paciência para comprar as roupas certas (seja para qual ocasião for). Toda decisão tomada com rapidez e sem o mínimo de análise (por impulso, sabe?!) tem altíssimas chances de ter um resultado negativo. Exemplos: o vestido que custou ‘horrore$$$$$$’ e que será usado uma única vez; o funcionário que não tem a responsabilidade de chegar no horário certo e sempre deixa os clientes esperando; a calça jeans que você não experimentou direito e que só percebeu que as costuras da perna estavam super tortas depois de ter retirado as etiquetas de troca; ou aquele funcionário que tem ideias totalmente contrárias ao perfil da empresa (sua empresa é de reciclagem e o cidadão joga o papel no chão do pátio da empresa).
Então, não tem segredo, minha gente: tempo, pesquisa e paciência são mais do que essenciais quando o assunto é contratar e comprar. Sabe o ditado: “O barato pode sair caro”? Lembre-se sempre dele.