Por Cristian Trentin
Todos os dias, levantamos, vamos para nossos empreendimentos e por lá passamos horas resolvendo problemas e ajustando as coisas para que tudo funcione perfeitamente. Cada um no seu departamento, é claro! O rapaz do financeiro paga as contas, a moça do comercial tenta angariar clientes, o seu João sempre atento na portaria e a dona Maria ali servindo café para todos os que chegam. No final do dia, percebemos que as vendas não foram tão boas, a moça do comercial está desanimada e pediu a conta e o seu João passou horas de pé e acabou esquecendo de desejar “boa tarde”, com aquele simpático sorriso, ao último cliente do dia.
Seus funcionários têm problemas fora da empresa, você sabia? E você deve estar pensando agora: “Ah! Mas isso não é problema meu. Pago o salário em dia e quero que eles trabalhem pelo que recebem.” Pois bem, venho desenvolvendo uma teoria, há aproximadamente um ano, sobre encantamento de clientes e funcionários e gostaria de compartilhá-la com vocês.
Você pode definir as metas e mandar seu funcionário executar uma tarefa e creio mesmo que no final do mês ela estará concluída, mas provavelmente ela não ficará como você imaginava e muito menos superará suas expectativas. Aposto que você deve estar pensando que funcionários são assim mesmo, a maioria é preguiçoso e faz tudo pela metade. Sinto lhe dizer, mas a culpa é sua e você deverá em breve ser demitido da sua própria empresa.
Eu demorei um bom tempo para perceber que funcionários não fazem o que você quer, mas o que eles acreditam que seja certo e como deve ser feito. Não existe milagre para ter funcionário comprometido e motivado, mas você dará um grande passo quando começar a olhar para eles como pessoas que têm vidas pessoais, assim como você tem a sua. Não importa se você quer o relatório verde ou vermelho, o que importa é o que você irá fazer com ele e qual a importância das cores para você. Seu funcionário só irá entregar o melhor se ele compreender a real finalidade daquilo.
Agora, junte tudo para ter uma empresa melhor, trate seus funcionários como pessoas, explique a real importância da atividade que ele está executando e dê autonomia para que ele resolva e encante o cliente.
E não se esqueça de colocar na balança empreendedora que aquilo que é bom para sua empresa e para o seu cliente vem do seu funcionário comprometido e motivado.
Nenhum comentário “Você corre o risco de ser demitido”
Muito bom mais uma vez Cristian!
Realmente, eu só consigo dar o meu melhor se souber tudo mesmo…
Parabéns Sr Trentin! ^^