Por Regiane Rezende
Recentemente, gravei um vídeo para um congresso online e o meu tema era exatamente o deste artigo “Afinal, quem é você? O poder do autoconhecimento”.
Muitas vezes, quando não sabemos para onde ir, o que fazer e com o que trabalhar, parece que entramos em um túnel escuro, sem saída, sem uma luzinha sequer aparecendo no final para nos dar uma direção. Muitas de nós não acham forças para caminhar sozinhas e procurar a saída desse túnel. Parece que ficamos o tempo todo girando, girando, girando e não saímos do lugar. É, amiga, acontece e já aconteceu comigo também, mas não se preocupe, existe uma “luz no fim do túnel”.
Quero começar aqui uma série, ainda não sei ainda de quantos artigos, sobre o autoconhecimento, com dicas, exercícios, puxões de orelhas com amor , claro!
Bom, vamos lá: o que é autoconhecimento? Por que ele é importante? Para que serve?
O autoconhecimento é, ao pé da letra, conhecer a si mesmo. Conhecer a si mesmo e não se autorrotular, isso é, sou chata mesmo, eu nasci assim, vou crescer assim, vou ser sempre assim, vou morrer assim e blá-blá-blá, e não fazer nada para ser uma pessoa melhor. Autoconhecimento é a forma de descobrir onde estão as suas forças, onde estão suas qualidades, onde estão também as suas fraquezas, onde estão seus defeitos. Em relação ao seu mundo, às suas crenças, à sua cultura, ao que você foi exposto como verdade e como mentira durante toda a sua vida, e você é que vai decidir o que fazer com tudo que irá descobrir. O autoconhecimento é importante primeiramente para que você tenha controle emocional sobre si, evitando sentimentos de baixa autoestima, ansiedade, frustração etc. Ele ajuda no equilíbrio da sua vida como um todo.
Vamos agora fazer um exercício. Pegue papel, caneta, lápis, canetinhas coloridas, computador, tablet, o que quiser e escreva:
. Características suas incluindo qualidades e defeitos.
. O que você ama e o que você odeia.
. Quando era criança, o que gostava de fazer? O que não gostava?
. Quando era adolescente, o que gostava de fazer? O que não gostava?
Escreveu? Então reserve até o próximo artigo onde continuaremos nossa pROSA. Até lá pergunte-se todos os dias: “Afinal, quem sou eu?”
Nenhum comentário “Afinal, quem é você?”
Olá! muito boa a matéria, vou deixar minhas características para ir continuando o desafio do autoconhecimento juntos:
Sou Leonina, gosto de elogios sinceros claro, não gosto de ser subestimada, possuo foco, não gosto de nada complicado, à não ser que faça parte da minha área, administração financeira, ai gosto de tudo srsr.
Quando era criança, gostava de brincar e da companhia do meu irmão, de ir a praia e do mar, não gostava de brincar com muitas crianças, deve ser pelo fato de não gostar de receber críticas em grupo srsr.
Quando era adolescente adorava fazer novas amizades, viajar, ler livros e ouvir musicas, sempre gostei de estudar … cdf, não gostava de drogas, vida desleixada e sem compromisso, mas também não julgava ninguém que à tivesse, sempre gostei de ajudar os outros, de ser escada e uma mão amiga na hora do desespero… tipico de leoninos srsr
Olá Gislaine, tudo bem?
É isso aí, anotando tudo para ir se conhecendo mais e mais a cada dia. Também sou leonina e sei muito bem de algumas coisas que você escreveu… Rsrsrs….
Sucesso!!!
BjKs..
Rê
Adorei a proposta!!
Vou entrar na busca do auto-conhecimento também. Sou muito decidida e as vezes acho que ainda é pouco, acredita? Devo estar confusa… rsrsrs… é bom nos avaliarmos de tempo em tempo e observarmos nossas mudanças, evoluções e involuções… enfim, vamos em frente.
Parabéns pelo artigo. Beijos.
Olá Naira, tudo bem?
Você não vai acreditar no que o autoconhecimento é capaz de te revelar. Precisa com certeza ser constante e assim vamos ajeitando a “vela da nossa vida”.
Sucesso!!!
BjKs…
Rê
Estou ansiosa pelos próximos posts. A vida é muito corrida e a gente se esquece de nós mesmas, acabamos sendo levadas pela maré do mundo moderno. Obrigada!
Mariana,
Parar e pensar em você não é nenhum pecado mortal e é possível, é só começar. O autoconhecimento não só muda você, mas muda os outros que estão a sua volta.
Fica ligada nos próximos posts.
BjKs…
Rê
Tenho 27 anos amei esse assunto . Vou acompanhar , preciso acompanhar estou em um dilema quero tudo mas não faço nada, não sei por onde começar estou tão confusa , não vejo a hora dos próximos post…. Pliiiiis preciso de um auto conhecimento profundo e urgente
Bjos a todos até os próximos post
Carolina,
Eu já ouvi de pessoas queridas “você faz tudo e não faz nada”, por isso te entendo perfeitamente essa sua fase.
Fica ligada nos próximos posts.
Precisando de ajuda estou aqui.
BjKs…
Rê