Por Priscila Tescaro
Você sabe o que é marketing de relacionamento? Se sabe, o que você coloca em prática na sua empresa para conquistar os clientes e fidelizá-los? Diferente do marketing de massa, onde todas as empresas divulgam tudo para todo mundo, o marketing de relacionamento são ações pensadas e colocadas em prática para você manter seus clientes engajados e, com isso, aumentar suas vendas, sem precisar ter novos consumidores a cada mês.
Confuso? Nem tanto. Pense que, se você é cliente, fã de uma marca, bem recebido e tratado durante suas compras, recebe benefícios e vantagens sempre que precisa realizar uma nova compra, o que vai acontecer? Você começa a indicar a marca para amigos e conhecidos, faz elogios nas redes sociais e sempre que necessita comprar algo que a marca vende, nem pensa duas vezes, vai direto ao site ou à loja. E ainda gasta mais, pois sempre tem algo a mais para levar para casa. Não é?
Agora pense com a cabeça de empreendedor. Não é isso que você gostaria de ter no seu negócio? Ter os clientes atuais falando bem da sua marca, indicando para amigos e, além disso, gastando cada vez mais? Siiiiiiiimmmmmm! Afinal as ações de marketing de relacionamento ajudarão sua marca a criar laços com clientes fiéis e, com isso, aumentar suas vendas. E aí você me pergunta quais são essas ações e se elas necessitam de alto investimento. Vou te contar:
√ Usar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) que pode ser criada facilmente no Excel. Com essa ação você consegue incluir seus clientes, dados pessoais, últimas compras. Com essas informações em mãos pode criar estratégias de marketing;
√ Criação de programas de benefícios/vantagens para incentivar novas compras. Um cartão de fidelidade é uma das ações mais utilizadas e com retorno eficaz aos empreendedores;
√ Utilização de marketing de conteúdo para relacionar-se com seus clientes nas redes sociais e e-mail marketing.
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Que tal conversar com a nossa equipe para pensar em estratégias de marketing de relacionamento para sua empresa? A Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação está com um serviço específico para empreendedores e, para os clientes, parceiros e leitores do Empreendedorismo Rosa tem desconto especial. Quem se inscrever na Consultoria online Alavancando seu Negócio ganha, até o dia 17/10, ganha 10% de desconto.
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