Por Patrícia Nicola
Não tem jeito, é impossível aumentar o número de horas do dia. Mas existe uma forma de usar melhor o tempo que se dispõe, mudando a maneira de como ele é utilizado. Quer ver? Afazeres demais e horas de menos?
O primeiro passo é descobrir o seu perfil e o que você anda fazendo na sua rotina. Procrastinadora, dissidente, perfeccionista, ou gosta de agradar demais outras pessoas. Qualquer um destes perfis pode levar a pouca produtividade:
– Procrastinar é não ter tempo suficiente porque demora a começar a fazer algo.
– A perfeição é não conseguir deixar nada passar e nunca terminar o que começou.
– Servir demais é estar tão ocupado servindo necessidades alheias que nunca consegue ter tempo para fazer aquilo que precisa fazer.
Pense nestes perfis e descubra se você se encaixa em algum deles. Em caso afirmativo, tome como alerta. Significa que é preciso alterar e organizar melhor as suas habilidades de gerenciamento do seu tempo.
O segundo passo é descobrir como você está gastando o seu precioso tempo. Existe uma técnica extremamente simples, usada para identificar. Consiste neste exercício: pare uns minutos e faça uma lista das coisas rotineiras que você costuma fazer todos os dias. Em seguida, anote em uma coluna ao lado, quanto tempo leva para cada item. Por fim, some os minutos ou horas e você terá o tempo total. O grande segredo para administrar bem o tempo, é saber que isso é um processo, pelo qual se deixa de trabalhar menos no automático e passar a ter mais consciência.
Então, a partir daí, elimine tudo o que desgasta. Enfim, descubra melhor no que se focar. E encontre seu melhor momento para fazer cada coisa. Existem diversas técnicas para buscar o domínio das horas. Não só o famoso Getting Yhings Done ou GTD, www.davidco.com (baseado na identificação das etapas a serem cumpridas), mas também o método Pomodoro ou tomate www.pomodorotechnique.com, (que consiste em fracionar o dia concentrando-se em uma única atividade por 25 minutos); como também o método Neotriad www.neotriad.com (teoria que classifica as tarefas em três categorias: importantes, urgentes e circunstanciais), assim como tantas outras.
Falando em gerenciamento de tempo, uma das melhores coisas que ouvi nos últimos dias foi: – “um alarme para acordá-lo pode não ser o suficiente – tenha um para mandá-lo dormir”. Imediatamente após ouvir esta frase fiquei me coçando para testar o que isso poderia significar na prática. Lá fui eu fazer essa experiência mirabolante testar mais uma técnica nova de organização. A maioria de nós tem horário para acordar, mas para dormir não. Foi então que fiz a programação do horário ideal que eu gostaria de ir dormir (mas nunca conseguia). Depois de uns dias, percebi que funciona. Uma das melhores coisas que passei a incorporar na minha rotina ultimamente. Na hora de acordar o despertador passa apenas a ser um coadjuvante na segurança para o caso do seu relógio biológico falhar. Isto é, não mais para te acordar no susto, pois você desperta na sua melhor hora, naturalmente. Em razão disso, a rotina inicia muito mais tranquila e organizada. E a produtividade vai poder fluir suavemente.
Em razão disso, desorganização pessoal pode ser apenas falta de prática, técnica e hábito. Ter tempo livre é uma ótima forma de construir reservas, gerar ideias e soluções e entrar em um estado de espírito em que se pode ter acesso a melhores pensamentos.
2 pensamentos em “E o tempo passa, organize o seu!”
Muito bom o texto, eu me enquadro nos 3 perfis citados, mas estou buscando maneiras de melhorar minha organização do tempo. Vou dar uma olhada nas técnicas que você indicou. Beijos!
Parabens pela reportagem e dicas muito importantes…