Por Andréa Ferreira
No mundo da moda, entra ano e sai ano, é tendência para cá, está em alta para lá, isso é chique, aquilo é brega e em meio a tudo isso, existe quem se interesse pelo assunto e mesmo quem não se interesse tanto. Vemos-nos bombardeados por milhões de informações e ofertas, blogs de moda, consultoras de estilo e tantos outros “especialistas”. Tudo isso em nome de parecer bonito, atualizado, antenado e tal.
No mundo empreendedor na ânsia de bem atender, prestar um bom serviço, fidelizar o cliente e se destacar, nos munimos de altas tecnologias, cursos, leituras, aperfeiçoamentos e tudo que estiver ao nosso alcance. São muitas as ferramentas e os caminhos.
Assim como no vestir, também no tratar, os clássicos são atemporais e sempre funcionam. Uma roupa bem cortada ou um pretinho básico são os equivalentes no mundo corporativo a boa educação. Tudo que é feito de maneira educada, funciona e dá super certo.
Estou falando da educação simples e pura, do bom dia, boa noite, como vai, por gentileza, muito obrigada, até logo. Falo sobre responder e-mails, perguntas, recados, telefonemas, cumprir prazos e entregar o prometido. Falo ainda sobre pontualidade, em avisar a tempo caso precise se atrasar ou mesmo cancelar um compromisso quando não puder comparecer. Estou falando em respeito e solidariedade. Estou falando em SORRIR para quem está com você no seu dia a dia, seja ele um cliente, parceiro, colaborador ou colega de trabalho.
Minha dica é que você use todo recurso de moda ou tecnologia que estiver ao seu alcance em seu empreender diário e em sua vida, mas por favor que não abandone os clássicos.
Eles requerem apenas prática, mas nenhuma habilidade.
Um pensamento em “Já deu bom dia hoje?”
Concordo plenamente. Esta é a minha filosofia e diariamente vejo resultados dessas simples mas importantes ações. Parabéns pelo ótimo texto!!