Como você tem vivido o seu tempo no cotidiano? Como é a sua rotina diária? Convido você a fazer um registro mesmo, anotando como você vive o seu dia desde a hora em que acorda, até a hora em que vai dormir. Depois, com esse mapa de sua agenda cotidiana em mãos, verifique: Quanto do seu tempo você dedica para autocuidado, prazer, desenvolvimento pessoal?
A tendência feminina de fazer mil coisas ao mesmo tempo parece ser mesmo uma constante. Estamos sempre lidando com o desafio de cuidar do outro, manter tudo em ordem, ser o máximo para todos, e muitas vezes não paramos para refletir sobre nossas prioridades e sobre o sentido de toda essa correria.
É recente em nossa História a entrada da mulher no mercado de trabalho. Fomos conquistando cada vez mais espaço, porém isso nem sempre vem seguido de um aprendizado sobre como lidar com os nossos recursos e como administrar os diversos papéis que vamos acumulando em nossas duplas e triplas jornadas!
Responda para si mesma:
- Você vive o seu tempo ou tem a sensação de que o “gasta”?
- Você tem decidido a sua trilha ou tem sido guiada pelas circunstâncias, imprevistos e acontecimentos ao seu redor?
Um dos maiores ladrões de tempo é a falta de foco, que nos faz perder energia com tudo que acontece ao nosso redor, sem priorizar e estabelecer uma organização saudável. Porém, foco sem propósito não nos leva a lugar nenhum. Precisamos caminhar em alguma direção, tendo um propósito você começa a traçar seu projeto de vida para chegar à sua visão de futuro. Assim, cada dia fica repleto de sentido, pois é mais um passo para sua realização. Além disso, é preciso considerar que é no cotidiano que construímos nossas vidas. Nada adianta ter lindos propósitos se eles não se expressam nas ações de cada dia, não é verdade?
Agora, volte ao registro de sua agenda atual e repense: Quais transformações você fará a partir de hoje para ter uma rotina que espelhe o estilo de vida que você almeja?
É preciso equilibrar suas ações entre cuidar de si, estar com quem se ama, cumprir os compromissos que são importantes, usufruir dos prazeres, capacitar-se para ser produtiva nos projetos que você realmente acredita. O convite é viver uma vida repleta de sentido, todos os dias. E aí, topa o convite?
Juliana Garcia é Master Coach, psicodramatista, palestrante, facilitadora de grupos e escritora. Possui ampla experiência no trabalho com mulheres, através de grupos terapêuticos, palestras e Life Coaching, em Belo Horizonte e outras cidades. No Coaching, trabalha com desenvolvimento pessoal e profissional, realização afetiva, projeto de vida, equilíbrio de papeis e prioridades. Coordena em seu consultório atividades voltadas para autoconhecimento, bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Contato: www.julianaggarcia.com.br
2 pensamentos em “Desafios femininos para lidar com o tempo”
Excelente matéria!!! Me ajudou muito!!!
Estou realmente precisando me organizar para alcançar o que desejo.
Muito bom…realmente parar um tempo para rever tudo, a vida, para que haja transformações…