Por * Niccólo Viviani – Presidente do Exosphere
Pela primeira vez no Brasil, na cidade de Curitiba, uma imersão empreendedora focada no universo feminino.
Uma vez que começamos a pesquisar, encontramos muitos bons exemplos de mulheres em atividade no mundo online: seja criando, vendendo ou desenvolvendo network. Mas por que é tão difícil de lembrarmos rapidamente de mulheres inovadoras ou de grandes empresas geridas por mulheres? Mulheres são tão engajadas nos negócios tradicionais quanto nos online, mas seu trabalho é muito menos visível.
Mas vamos deixar isso para os analistas políticos e cientistas sociais debaterem incessantemente o motivo e a quem atribuir culpa. O Empreendedorismo Rosa e a Exosphere, no entanto, estão juntos e focados no que se pode fazer hoje para resolver esta questão.
Como uma comunidade de aprendizagem e resolução de problemas, Exosphere está focada em resolver as adversidades do mundo, sendo que uma das principais é o desequilíbrio de gênero no empreendedorismo e na tecnologia. E vamos ser honestos. Em nossa própria comunidade (e em todos os nossos eventos e programas anteriores), tivemos, de maneira geral, mais homens do que mulheres participando. Sempre trabalhamos nossa mensagem de uma forma que acreditávamos acolher a todos: jovens, velhos, homens, mulheres, sem discriminação em formação educacional. Recebemos todas as pessoas com uma mente aberta e um desejo de aprender. E mesmo assim poucas mulheres escolheram se juntar a nós. Talvez elas achassem que nossos treinamentos seriam mais um workshop tecnológico dominado por homens, tão típico nos dias de hoje. Talvez temessem que suas vozes fossem ignoradas no que achavam que seria um ambiente centrado no público masculino.
Acreditamos, também, que as mulheres que querem seguir a vida empreendedora enfrentam problemas peculiares, e que não há um local para aprenderem diretamente com outras mulheres que há mais tempo estão nesta jornada. Nosso objetivo com o programa Athena foi criar esse lugar. Uma oportunidade única para que as mulheres se reúnam em um ambiente acolhedor, trabalhem e aprendam umas com as outras, que sejam inspiradas pelo contato com mulheres de sucesso de outros países, que possam comunicar as suas próprias ideias, expandam sua influência e validem o seu ponto de vista tão particular. Temos muita esperança de que o Athena vai conduzir as mulheres a um ciclo virtuoso, criando mais visibilidade para empreendedoras e inovadoras.
Talvez o nossa marca de sucesso ocorrerá quando, em um ou dois anos, já não precisarmos mais de um programa Athena IV ou V. Acreditamos que, assim como muitas mulheres, os homens irão se juntar à nossa comunidade, sem hesitar em pensar sobre se iriam se “encaixar” ou serem ouvidos.
Mas até lá, este é o nosso primeiro passo para conseguir com que mais mulheres sejam vistas e ouvidas em meio a toda agitação do empreendedorismo moderno.
Se você compreende que está é uma oportunidade única, venha somar a nós, e como Leitora ROSA terá um desconto especial para participar desta jornada.
Acesse: http://athena.exosphe.re/
*Versão em portugûes: Marcio Tadeu Aurelio
Once you start to research, you find so many good examples of women’s active roles in many spheres online: creating, selling, and forming networks. But why is it hard to quickly recall names of women innovators or women-led companies? Women are just as engaged both in business and the online commons, but much less visible.
We’ll leave it to the political pundits and social scientists to endlessly debate why and assign blame. Emprendedorismo Rosa and Exosphere, however, are focused on what we can do today to address this problem.
As a learning and problem-solving community, Exosphere is focused on solving problems in the world, one of which is the gender imbalance in entrepreneurship and technology. We’ll be honest. In our own community (and throughout all of our past programs), we had way more men than women applying and joining us. We crafted our message in a way we believed was welcoming to all: young, old, male, female, nondiscriminatory in educational status. We welcome everybody with an open mind and a desire to learn. And yet few women chose to join us. Perhaps they felt our boot camp would be yet another bro-culture dominated tech workshop so typical nowadays. Perhaps they felt their voices would be ignored in what they guessed would be a male-centric environment.
We also believe that women who want to pursue a life as entrepreneurs face peculiar problems and there isn’t a place for them to learn directly from other women who are further in the journey. Our goal with Athena is to create that place. A unique opportunity for women to come together in a welcoming place, work and learn from each other, be inspired by successful international women visitors, communicate their own ideas, expand their influence and validate their unique point of view. It is our hope that this will lead to a virtuous cycle of creating more visibility for women entrepreneurs and tech innovators.
Perhaps our marker for success will be that in a year or two we will no longer need an Athena IV or V. Perhaps by then just as many women as men will join our community without hesitating to think about whether they would “fit in” or be heard.
But until then, this is our first salvo in the battle to get more women seen and heard amidst all the noise of modern entrepreneurship.