Fim de ano chegando, e muitos já começam a pensar e programar as tão esperadas férias ou descanso merecido. E você empreendedora, consegue planejar, cumprir e gozar desse direito? Não estou falando de 30 dias corridos ou de estar totalmente desconectada do seu negócio, mas sim de algum tempo dedicado a si mesmo.
Evidentemente cada negócio tem seu período de alta rotatividade, onde se ausentar é quase um suicídio comercial ou um grande risco, e outro, onde a baixa demanda sinaliza certa tranquilidade. Nestes, a possibilidade de sair de férias parece ser mais viável e mais fácil de ser organizada, executada.
Todo profissional precisa de um tempo para recompor suas energias, descontrair sua mente e usufruir com sua família, ou amigos, de um tempo dedicado a seu prazer e lazer. Tempo necessário para aliviar a tensão do dia a dia, esvaziar sua mente dos compromissos, como também para reciclar as ideias. A família é uma parte importante do equilíbrio do empreendedor, e este convívio favorece em muito a sua qualidade de vida e sua produtividade no trabalho.
Acredite, é possível abrir espaço para esse descanso, mas isso envolve organização, planejamento, capacidade de delegar e confiar.
Provavelmente esta seja a parte mais complicada, pois delegar a outro o seu negócio, mesmo que por um curto período, implica em sentir-se segura e confiar. Às vezes, você até tem a pessoa a quem confiar, mas não se sente segura. Neste caso, sua tendência controladora ou seus medos podem travar seus planos e inviabilizar suas férias. Em outros momentos, você poderá ter segurança para sair e não ter uma pessoa a quem confiar. Nem sempre é possível equilibrar essa equação, mas, sem dúvida, é importante que você, empreendedora, busque minimizar seus medos e acreditar naqueles que escolhe para trabalhar com você. Distribuir responsabilidades pode diminuir o peso sobre uma única pessoa e permitir uma melhor administração na sua ausência. Pense nisso!
Dispor de algum tempo para você pode fazer uma grande diferença na sua produção criativa, pois, além de gerar satisfação e maior disposição no retorno ao trabalho, gera uma abertura para assimilar novas ideias e incorporar novos conceitos para seu negócio. Lembre-se que descanso não é uma opção, mas sim uma necessidade. Aproveite, você merece e ainda vai ganhar com isso!
Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba.
10 pensamentos em “Férias! Será que consigo?”
Amei! Caiu como uma luva para mim q estou há 4 anos sem férias e saindo para minha lua de mel em 1 semana! Temos q aprender a confiar e delegar, afinal, o descanço é necessário e muito merecido!
Muito bom Vaninha, é isto aí; férias, pra que te quero? Relaxar, curtir a famíla, amigos e realizar sonhos. Bjs.
Com cerrteza Edgard, tempo para relaxar e curtir.
Bjs,
Vania Oliva
Rafaela, férias mais do que merecidas! Aproveite bastante e curta sua lua de mel.
Abraços,
Vania Oliva
Ótima maneira de avaliar nossos conceitos com relação a capacidade de delegar e saber valorizar-se sem achar que somos insubstituíveis.
Precisamos realmente prestar atenção nesse recado. Valeu querida Vânia.
Carmem, delegar e confiar implica em maturidade e acreditar na capacidade do outro que voce escolhe como parceiro. Vale a pena essa reflexão.
Abraços,
Vania Oliva
MUITO OPORTUNO O SEU ENFOQUE SOBRE “FERIAS . SÃO NECESSÁRIAS MAS .ENTRAMOS EM COMFLITO AO TIRÁ-LAS E AO DELEGARMOS NOSSOS AFAZERES A TERCEIROS ., CONSIDERANDO AINDA COMO ACOMODAR OS FILHOS EM COLONIAS DE FÉRIAS.
Marina, atender as necessidades pessoais, familiares e profissionais exige equilíbrio e organização, mas vale a pena tentar.
Abraços,
Vania Oliva
Deixar tudo por alguns dias é possível com planejamento e organização. Dedique-se ao ócio criativo que lhe fará um bem danado !!!!
É isso mesmo, Angela!! Obrigado pela sua contribuição.
Abraços,
Vania Oliva