Dezembro é, sem dúvidas, minha época preferida do ano. Aquele clima de Natal vai chegando às ruas, lojas, casas, e quando você menos espera está no clima também. Só que mais importante do que a época de árvores e luzinhas, é um período em que paramos para pensar na vida.
Encontramos uma brechinha de tempo entre acordar, trabalhar, estudar, enfrentar o trânsito, comer, ir à academia, cuidar dos filhos, ver os amigos e dormir, para fazemos aquele balanço do ano. Balanço dos pontos positivos, negativos, o que fizemos e o que deixamos de fazer.
Isso pode ser bom e ruim, claro! Quando você para pra pensar, corre o risco de não gostar do rumo que as coisas estão tomando, mas acaba sendo uma oportunidade para propor mudanças. Além de resoluções clássicas como regime, academia, aulas de dança e viagens mágicas, todos os finais de semana, podem surgir planos úteis e concretos que realmente construam um ano diferente.
Li no texto de um amigo que um dos principais desafios que enfrentamos, como ser humano, é o de nos tornarmos o autor de nossa biografia. Aí é bem mais fácil pular ondinhas, comer lentilha e deixar que Iemanjá faça todo o trabalho, mas infelizmente ela tem muita gente pra cuidar e a fila pode ser longa demais.
Afinal, o que o empreendedorismo tem a ver com tudo isso? Vamos lá… a decisão de empreender é muito mais do que uma decisão de carreira, é uma reflexão sobre prioridades, motivações, família e objetivos de vida. Por isso, é o caminho encontrado por muitas pessoas que estão insatisfeitas com algum (ou alguns) aspecto de suas vidas. Não estou dizendo que o empreendedorismo é a solução para todos os nossos problemas, mas que é um dos caminhos possíveis para alcançar realização pessoal. Se somos os autores de nossa biografia, a jornada empreendedora com certeza é um capítulo interessante de se escrever.
Fica a reflexão para as futuras empreendedoras e o desejo de muitas inspirações em 2013!
Bruna Villas Boas Diehl é formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, pós-graduada em Administração Estratégica pela FIA-USP e atua na área de marketing de uma multinacional. Em 2012, lançou o livro Elas Empreendedoras, com ampla pesquisa sobre empreendedorismo feminino e 20 casos de empresárias brasileiras.
2 pensamentos em “Pensamentos de ano novo”
Amiga!!! Ficou lindo, parabéns!
Empreendedorismo…é a típica palavra que me mata de medo, mas aquele medo bom, de correr riscos, que fazer o que gosta, de fazer algo seu! Sim, esse é o meu perfil, e graças a pessoas como a Bruna, a motivação fica sempre muito maior!
Planos grandes, grandes trabalhos, grandes mudanças…e que venham os frutos!