Por Ana Maria Inssa
Quando falamos de tecnologia, o que vem logo a sua cabeça? Para algumas pessoas, coisas difíceis de lidar, que envolvem treino e muita persistência, talvez. Para outras, parece até tentador um novo aplicativo. Mas, como nessa vida tudo temos que aprender e nos desafiar, talvez esteja aí um grande passo para alavancar seus negócios.
Independente do ramo de atuação, existem sempre ferramentas que podem nos ajudar a conquistar mais clientes, organizar melhor o tempo, as finanças e tudo o que possam imaginar.
Vamos aos mais simples e conhecidos por todos:
- Facebook: não basta fazer uma página com seus produtos ou serviços e esquecê-la. Além de ter sempre as novidades sobre você e seu trabalho (sim, dependendo do seu negócio você faz toda a diferença), tenha um envolvimento com marcas que lhe trarão conteúdo importante, que poderão aprender novas técnicas, que gere parcerias.
- Whatsapp: você pode até participar de grupos que dão bom dia até às 13h, mas usar o aplicativo para vender é excelente! Tem outra ferramenta que você tenha o cliente falando na hora com você e ter a certeza que ele leu? Ah, pode mandar a localização da sua empresa, fotos e vídeos de produtos, promoções, sua logomarca na foto de perfil, grupos de interesses.
Só lembre-se, não “perturbe” o cliente. Quem já não ouviu que vendedor (qualquer tipo) é chato! Porque pressiona o cliente até um nível desnecessário e a vontade de comprar torna-se a vontade de fugir correndo. Seja estratégica, dê as informações sempre que possível. Seja verdadeira, porque se enganar o cliente vai ouvir seu nome nas rodas de não indicações. Seja proativa, dê algo mais que seu cliente não tenha pedido.
O bom mesmo de todas as redes sociais, aplicativos e novidades, é que podem ser testadas a todo o momento. Não deu certo de um jeito, tente de outro, até seus clientes criarem uma relação de confiança e parceria.
Você verá o quanto é possível fazer com custo zero. Ponha mais um diferencial e sucesso!