“Nós vamos invadir sua praia…” É assim que a concorrência chega, invadindo seu terreno, dividindo seu cliente, questionando seu produto e trazendo desconforto para você e seu negócio. O que fazer diante disso?
Como tudo na vida, a concorrência pode ser boa e ruim ao mesmo tempo. A ambivalência dessa situação representa bem as inúmeras possibilidades de como seu concorrente pode provocar suas emoções. Claro que dá trabalho e incomoda, principalmente se ele tem um bom produto e uma boa capacidade de concorrer com você.
Por outro lado, o concorrente nos obriga a reinventar e a nos mover. Provoca sentimentos de irritação e competição sim, mas que, se bem elaborados, podem se transformar em ações positivas, pois ativam nossa capacidade de reação e criação. Isso acaba se revertendo em ganhos ainda maiores adiante.
Gastar tempo e energia tentando eliminar seu concorrente não é a melhor estratégia. Invista na ação criativa, que atualiza e revigora seu negócio. Uma avaliação rigorosa e objetiva pode te dizer o quanto será necessário de energia e investimento para enfrentar essa situação. É o momento de repensar e reavaliar, pois pode ser uma ótima oportunidade de crescer.
Afinal, a praia, assim como o mercado é de todos. O cliente é quem escolhe onde quer ficar e que produto quer consumir ou adquirir. Escolhe aquilo que a ele satisfaz e conquista. A fidelidade está do lado do cliente e cabe a cada um de nós, prestadores de serviço, eticamente atraí-lo e conquistá-lo da melhor maneira possível.
Agradeça a concorrência, ela pode fazer toda a diferença para seu negócio.
Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Empreendedora e coordenadora de colunista do Empreendedorismo Rosa.
Nenhum comentário “Concorrência”
Querida Vania, mais uma vez fantástica!
Obrigada mais uma vez pelo apoio e incentivo.
Bjs
Vania Oliva