Há uns 30 anos atrás não era tão difícil ter um consultório repleto de clientes particulares, apenas com uma plaquinha na porta isso já era possível. Mas o tempo passou e novos tipos de clientes surgiram. Convênios deram um novo rumo à área médica e odontológica, o grande número de profissionais formados, a cada ano, torna a concorrência cada dia maior. Grande parte dos clientes particulares desapareceu.
O mundo mudou e com a saúde não poderia ser diferente. É importante que o profissional entenda, de uma vez por todas, que os serviços médicos e odontológicos precisam ser comunicados de uma maneira DIFERENTE. Precisamos fazer as pessoas VALORIZAREM a medicina da saúde e não da doença. Mas para isso acontecer é importante desenvolver essa CULTURA na mente delas.
É importante que o profissional pense no negócio de uma forma estratégica, planejada e, principalmente, inovadora. Chega de fazer receitas ultrapassadas!
O Planejamento de Marketing é uma ferramenta que vai trazer resultados para o seu negócio a médio e longo prazo. Além de diversas outras informações, destaco abaixo algumas análises importantes para um bom Planejamento de Marketing:
- Análise do seu negócio: quem é você, quais seus diferenciais, quais suas fraquezas;
- Análise do mercado: quem são seus reais concorrentes, como funciona a entrega de serviços médicos e odontológicos, quais as últimas tendências do mercado;
- Análise do público-alvo: quem você deseja conquistar, como essas pessoas enxergam seu negócio, o que essas pessoas fazem e onde estão.
Seu Planejamento de Marketing precisa transbordar vida, energia, alegria. Procure transmitir essas características através das cores, da escrita, das imagens e, principalmente, de um ser humano, VOCÊ! É preciso interação com seu público-alvo, relacione-se.
Pesquisas revelam que o consumidor moderno não acredita mais em palavras e sim em ATITUDES. Por isso que uma das principais características dos canais de comunicação atuais é o poder que eles têm de interatividade. E quanto maior a variedade de canais, mais estreita poderá ser a relação empresa x cliente, e melhores serão os resultados obtidos.
Um sorriso rosa para você!
Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing da Markentista Consultoria e do Empreendedorismo Rosa.