Por Carla Valente
Percebe-se que, nos últimos 10 anos, houve um avanço representativo das mulheres no mercado de trabalho, principalmente nas posições de liderança. Para elas conquistarem este espaço, estão aprendendo e desenvolvendo novas capacidades e habilidades, como, por exemplo, a objetividade, racionalidade, análise, percepção de fatos e resultados.
E um dos grandes desafios continua sendo conciliar carreira e vida pessoal, por isso, o importante é traçar prioridades e saber os seus limites.
Diversas pesquisas no campo dos recursos humanos já apontaram que as mulheres se sentem mais felizes quando têm uma carreira e uma família ao mesmo tempo. Sabe-se que, para isto é fundamental o autoconhecimento, isto é, conhecimento de seus pontos fortes, de melhoria, bem como de seus objetivos, sua identidade e o seu legado.
Uma sugestão para reflexão constante para se ter foco, em sua carreira/vida pessoal:
1) Onde está o seu foco? Onde está sendo colocando sua energia?
2) Onde realmente quer manter o seu foco?
3) Quais serão os seus benefícios?
4) Espalhar bilhetinhos por todos os lugares para lembrar-se.
Este processo de “voltar-se para dentro”, auxilia muito as descobertas importantes, e ao mesmo tempo, treina o cérebro para funcionar de outra forma, pois, há a tendência de se voltar ao que era antes.
Tendo em vista que a mulher possui vários papéis: mãe, filha, esposa, profissional, é de suma importância sua administração do tempo (importante 70%; urgente 20%; circunstancial 10%), a fim de aumentar sua produtividade, diminuir sua ansiedade e “peso na consciência”.
Realmente o “conhecer-se” é o ponto de partida para o sucesso equilíbrio da vida pessoal e profissional. O foco e a disciplina são indispensáveis para se atingir objetivos, e conquistar o tão sonhado estado de felicidade, o qual é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, ou um desejo atendido.