Por Eduardo Senise
Ainda há quem acredite que não há ciência alguma envolvida nas atividades de Marketing, e que a ação de “procurar por clientes” é similar a pescar em um lugar que você não conhece. Ou seja, você investe seus recursos e não tem a menor ideia de quantos e quais peixes você vai fisgar.
Penso que esta é uma visão bastante equivocada e aceitá-la facilita a sobrevivência de maus profissionais e o desperdício de dinheiro.
Mesmo que não exista fórmula mágica para o sucesso de nenhum produto ou campanha, acredito que possamos fazer algumas reflexões e melhorar a qualidade das nossas ações de Marketing.
Tradicionalmente há uma distinção entre as chamadas ações de Marketing Institucional e de Marketing Comercial. A ideia é que cada uma delas cumpre uma função diferente e o equilíbrio entre elas é fundamental para o seu sucesso.
Por Marketing Institucional podemos definir: ações que façam clientes e potenciais clientes descobrirem que sua loja/produto/serviço/oferta existe. A criação de um bom site, eventos de relacionamento e a boa atuação nas redes sociais, são, por exemplo, algumas ações importantes aqui.
Já as atividades de Marketing Comercial são voltadas ao aumento de vendas em datas e campanhas específicas. Têm como objetivo final elevar a quantidade e/ou o valor das compras que são feitas. Ou seja, envolvem promoções e ações de varejo em boa parte do tempo.
Com o avanço da tecnologia, atualmente temos boas ferramentas para mensurar quanto cada real investido nos traz de retorno. Assim, boa parte das pequenas empresas mais organizadas investem uma parte de seus lucros em Marketing.
Este percentual é variável de acordo com o segmento e estágio de seu Planejamento. O montante pode ir de 3% a 8% em empresas mais maduras a até 20% em startups e em mercados cuja marca seja mais importante que o custo de produção.
Por fim, lembre-se que administrar e empreender é a arte de tomar boas decisões. E lidar de forma racional e planejada com as incertezas do mercado certamente aumenta a sua possibilidade de sucesso!