Nós, mulheres, passamos as últimas décadas buscando direitos iguais em relação aos homens, lutando arduamente para obter inclusão no mercado de trabalho, atuação em posições de liderança nas empresas, salários equivalentes e destaque no empreendedorismo. Apesar do processo longo e tortuoso, são evidentes as inúmeras conquistas das mulheres neste período, impulsionando significativas mudanças sociais e culturais.
Contudo, ao mesmo tempo que a mulher conquistou seu espaço e relevância no mercado de trabalho, desempenhando um novo papel como profissional, não deixou de desempenhar seus ‘antigos’ papéis como mãe, esposa, responsável pela casa, entre tantos outros, e infelizmente o dia continuou tendo somente 24 horas… Assim, um dos maiores conflitos em relação a carreira passou a ser o gerenciamento de todas essas esferas. Como conciliar carreira e a vida pessoal? A luta das mulheres deixou de ser a busca pelos direitos iguais aos dos homens, e passou a ser uma luta pelos direitos voltados às próprias mulheres, como por horários flexíveis de trabalho e possibilidade de trabalhar home office, alguns dias da semana; pela extensão da licença maternidade e criação de creches ou alternativas para manter seus filhos mais próximos no ambiente de trabalho.
Não é de se estranhar que até mesmo Freud inquiria: “A grande questão que nunca foi respondida, e que eu ainda não fui capaz de responder, apesar de 30 anos de pesquisa sobre a alma feminina, é: o que querem as mulheres?”. Seguindo seu questionamento, o que queremos afinal? Igualdade ou diferença? Carreira ou família?
Acredito que a chave para essa questão seja o equilíbrio. Não queremos, de forma alguma, revogar nossos direitos conquistados depois de tanto suor das gerações passadas. Ao mesmo tempo, não podemos abandonar os outros aspectos pessoais como família, amigos e convívio social, que são tão (ou mais) importantes do que a carreira em si. Apesar do equilíbrio não ser fácil de alcançar, quem melhor que a mulher para encarar o desafio?
Bruna Villas Boas Diehl é formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, pós-graduada em Administração Estratégica pela FIA-USP e atua na área de marketing de uma multinacional. Em 2012, lançou o livro Elas Empreendedoras, com ampla pesquisa sobre empreendedorismo feminino e 20 casos de empresárias brasileiras.