O mundo mudou, as pessoas mudaram. Estamos testemunhando o surgimento da era voltada para os valores. Antes o cliente procurava uma solução para o seu problema, hoje ele busca satisfação funcional, emocional e espiritual nos serviços que escolhe. O nosso cliente não quer apenas um produto ou serviço de qualidade (satisfação funcional), ou que o atendimento seja agradável e acolhedor (satisfação emocional). Ele almeja, acima de tudo, “satisfação espiritual”, isto é, quer ser tratado como ser humano, com mente, coração e espírito.
Antes de qualquer coisa é preciso compreender que o marketing está ligado à atitude, é o jeito de ser e de agir do profissional que fará com que ele seja querido ou não. Os clientes querem saber se o seu serviço, que visa à qualidade de vida, alegria, prazer em sorrir, está sendo praticado com ética, bom humor, comprometimento, empatia e sustentabilidade. Por que na era dos valores, não basta ser bom para o “cliente”, tem que ser bom para a cidade, para o planeta e para a vida em coletividade.
As principais estratégias de marketing estão ligadas a imagem que o profissional deseja passar para seus clientes atuais e futuros (identidade visual, comunicação integrada, ações de relacionamento) e como ele deseja impactar as pessoas e o mundo (informando, educando, inspirando e engajando).
Por que estou falando isso tudo e trazendo para vocês esta nova visão do Marketing 3.0? É porque o cliente não é mais influenciado pelo preço. Na hora de escolher um produto ou serviço, ele leva em consideração, principalmente, a segurança que o profissional e todos os envolvidos no serviço passam para ele e o relacionamento construído durante todo o processo de compra. Tem uma frase do Marcelo Caetano que adoro: Para quem não tem relacionamento toda venda é uma cotação de preço. Este cliente quer ser tratado como ser humano, com mente, coração e espírito.
O marketing vai fazer toda diferença na trajetória da empresa. Mas antes de iniciar qualquer projeto de marketing o profissional e toda sua equipe precisam entender que nada muda se fator humano não mudar.
Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa. Sócia-fundadora da Markentista Marketing e Design.
Nenhum comentário “Um novo jeito de se fazer Marketing”
Perfeito!
Concordo totalmente, Nísia. Hoje o cliente não se importa em pagar um valor maior por um produto ou serviço, desde que ele sinta a diferença que justifica este valor!
É o sentimento que conta, então são os pequenos detalhes que as empresas e as marcas oferecem, que podem encantar e fidelizar seus clientes…
É a atualidade! Nosso dia a dia é marcado por solicitações de carinho, tempo para ouvir, de sorrisos. São os clientes nos mostrando suas necessidades e nós, que muitas vezes estamos correndo com tempo justinho, devemos pausar para simplesmente dar um bom dia especial… Parabéns, Nísia pelo lindo texto!
É isso aí meninas! Hora de colocar em prática esse novo marketing.
Beijo
Nisia