É o nome dado ao consumidor que visita a loja munido de celular, compara preços e produtos entre os concorrentes pela internet do seu smartphone e depois compra online… muitas vezes do concorrente.
Esta é uma prática que tem se tornado muito comum nos Estados Unidos e está atormentando grandes varejistas americanos. Eles estão buscando formas criativas para não perder a venda. A Best Buy cobre qualquer oferta de concorrentes físicos ou virtuais até 30 dias após o cliente ter adquirido o produto. Já a farmácia Walgreens criou um aplicativo para celular que traz o mapa da loja e dos produtos que oferecem.
Uma ótima reportagem da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz dicas valiosas para te ajudar a lidar com esses novos consumidores, para isso é importante você:
- equipar a loja com wi-fi gratuito para manter o cliente dentro da loja. Melhor ainda se fizer o seu site como a página inicial;
- oferecer linhas de produtos com preços especiais, que só podem ser encontradas na loja física;
- instruir seus vendedores a oferecer descontos instantâneos para showroomers;
- localizar esses consumidores nas redes sociais.
Como diz Doug Stephens, Fundador da Consultoria Retail Prophet, “Hoje os consumidores deixam rastro de dados por onde passem. O varejista deve tirar proveito disso para proporcionar experiência de compra mais satisfatória.” Você está sabendo aproveitar essas informações?
Vale a pena investir tempo e dinheiro para conquistar esses consumidores, pois as pesquisas mostram que eles gastam até 6 vezes mais que o tradicional!
Falando em varejo, eu fiz uma ótima entrevista com Beth Furtado. Ela me contou quais são as tendências para o varejo, para assistir clique aqui!
Paola Tucunduva é empreendedora, com visão apurada para os negócios e uma história inspiradora: graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; pós-graduada pelo CEAG – FGV em Finanças e Marketing; 20 anos de experiência em gestão do seu próprio negócio; apresentadora do programa Alma do Negócio, transmitido na Just TV e na Rádio Mundial FM 95.7; facilitadora do Empretec – Sebrae; professora da Fundação Dom Cabral (FDC); sócia – diretora da Evolution Training e Rotovic Lavanderia; e presidente da ANEL (Associação Nacional das Lavanderias). Paola, também foi indicada e finalista de importantes prêmios, como Woman Business Award 2008 (ONU/UNCTAD) e o Prêmio Mulher de Negócio 2009 (SEBRAE).
Nenhum comentário “Você sabe o que é “showroomer”?”
Show !