O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Pedro Henrique G. Vitoriano, co-idealizador e coordenador do Projeto Brasil27, um projeto de pesquisa sobre negócios sociais brasileiros. É formado engenheiro de produção pela EESC/USP e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Foi consultor de gestão de empresas por 3 anos e é sócio fundador da Outliers!, escola de treinamento em negócios.
O Brasil dos negócios sociais, O Brasil das mulheres.
Estereótipos, apesar de sempre questionáveis, muitas vezes são verdadeiros. Diz-se que as mulheres são mais sensíveis que os homens, que possuem um sentimento coletivo mais enraizado, maior consciência social. Nesses 6 meses dessa minha jornada no mundo dos negócios sociais, vejo que esse é um dos estereótipos verdadeiros.
O que move as pessoas que trabalham com negócios sociais é a vontade de transformar, para melhor, a sociedade em que vivem. E diferentemente de quando trabalhava em consultoria de gestão, o ambiente de negócios sociais tem uma presença muito mais marcante de mulheres. Ouso dizer que elas são maioria no setor. E, vale ressaltar, estamos falando de empreendedoras e empresárias de alto gabarito, atuando nos negócios sociais em si, em aceleradoras, em incubadoras, em fundos de investimento, em universidades – algumas das quais já foram temas dos excelentes posts da Natália Menhem e da Amanda Riesemberg, aqui no Empreendedorismo Rosa.
Entretanto, a maioria dessas empreendedoras sociais está no anonimato. Elas estão espalhadas por todo o Brasil, fazendo um trabalho incrivelmente desafiador, conciliando impacto socioambiental com sustentabilidade financeira, mas suas histórias não são conhecidas. Ainda.
A partir de junho, o Projeto Brasil27 vai embarcar em uma jornada em busca de negócios sociais por todo o país. Vamos selecionar e visitar um negócio social de cada estado do Brasil (daí o nome Brasil27), visitá-los e compartilhar as histórias desses empreendedores e empreendedoras, as lições que eles aprenderam a duras penas e como suas iniciativas operam e melhoram a sociedade. Nosso objetivo é formar uma referência para todos os empreendedores sociais do país, atuais e futuros.O Brasil27 é um projeto de pesquisa diferente, colaborativo. Criamos espaço para que todas aquelas pessoas interessadas no tema tenham oportunidade de participar do projeto, de acordo com sua disponibilidade: desde a simples indicação de negócios sociais para serem estudados, até a coautoria de artigos e outros “produtos” do projeto.
E queremos, nessa jornada, encontrar muitos exemplos de empreendedoras sociais. Fica, então, o convite especial às empreendedoras rosa para que participem do Brasil27, indiquem negócios sociais idealizados e administrados por mulheres empreendedoras, e sejam nossas coautoras. Sempre que isso acontecer, vamos compartilhar suas histórias aqui no Empreendedorismo Rosa.
Para participar e acompanhar o projeto basta seguir-nos pelo site www.projetobrasil27.com.br ou curtir a página do projeto no Facebook: www.facebook.com/projetobrasil27.
Vamos juntos descobrir o Brasil das Empreendedoras Sociais?
Nenhum comentário “Elas por Eles – Pedro Henrique G. Vitoriano”
Parabens Pedro pela iniciativa, eu com certeza ja estou indo la visitar o website. Me interessou e muito, também trabalho com empreendedorismo social” aqui na Suica e em algumas plataformas internacionais, sera um prazer seguir o conteúdo e aprender mais sobre o desenvolvimento do empreendedorismo social no Brasil, assim como partilhar nossa jornada também com a Projeto Brasil 27. Desejo muito sucesso!