A presença do professor YUNUS, no BRASIL, causou um desejo imenso de vê-lo e ouvi-lo como que para consolidar as leituras feitas de seus livros. Tive a oportunidade de vê-lo no Movimento Empreenda da Revista PEGN e também na FIESP. Quando o ouvi no primeiro evento me veio à mente a música “Have You Ever Really Loved A Woman?”. A letra fala de um amor apaixonado e desejoso onde o homem quer ver sua amada plena e feliz. Pegando o gancho que minha mente fez em relação a fala do professor YUNUS, diria que ele é um homem apaixonado por uma causa e nesta causa estão as mulheres.
Mulheres que não eram vistas, escutadas e respeitadas, um dia se viram valorizadas por causa de um homem, que compreendeu que uma cultura cega ao universo feminino manteria estas mulheres em um cativeiro social e moral para sempre. Yunus decidiu empoderá-las através de suas produções de trabalho, desafiando-as a tornarem-se independentes financeiramente, independentes em suas ações e ideias através da criação de um banco que não emprestaria a elas somente o dinheiro, mas daria a oportunidade de terem uma nova identidade social. Isto é prova de amor de um homem por muitas mulheres.
Uma mulher poderia ter tido esta ideia, afinal seria mais fácil de empatizar com a situação, mas foi um homem que deu a estas mulheres a possibilidade de terem voz em uma comunidade onde eram caladas. Por conta deste amor altruísta, muitas mulheres construíram seus empreendimentos, criaram seus filhos proporcionando educação formal em escolas e universidades, tiveram a possibilidade de obter terreno para construção de suas casas em seus nomes e hoje são reconhecidas legitimamente como força empreendedora em seu país.
Sim, quando um HOMEM ou uma MULHER amam outras pessoas independentes de sua raça, sexo ou origem social, colocam as mãos na massa, criam ideias e ações para quem não tinha a mínima chance de existir como pessoa, cidadão e os faz florescer no deserto do descaso, o mundo muda e o empreendedorismo tem um novo valor, o valor do AMOR ao próximo.
Obrigada, YUNUS, por nos ensinar a AMAR antes de EMPREENDER!
Que possamos MUDAR o MUNDO com nossas ações empreendedoras.
Beijos de amor empreendedor,
Lênia Luz é sócia da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria em formatação de franquias, e do Empreendedorismo Rosa, espaço de interlocução sobre o empreender feminino. Twitter: @lenialuz
Nenhum comentário “Amor Empreendedor”
Parabéns Lênia, excelente artigo, aproveitando o momento (o dia de hoje) para mostrar as grandes fronteiras do amor. É por essa e por outras que amo você!
Lindo texto, Lênia. Ainda mais quando lido no dia em que se comemora o amor. Você falou sobre um amor que constroi, que deixa uma marca positiva na vida das pessoas, e ajuda a transformar um pouquinho mais o mundo.
Elena, obrigada por sua leitura e carinho. Grande abraço ROSA
Parabéns pelo texto, Lênia! Um excelente Dia dos Namorados pra você! Um abraço!
Carmen obrigada pela leitura e carinho. Abraço ROSA
Marcio, obrigada pelo grande parceiro amado que tem sido. Você também me inspira 🙂 Beijos de amor
Parabéns Lênia, o Prof. Yunus é uma pessoa ímpar. Já estive com ele em épocas passadas, ele realmente vive o que fala. É pessoa rara, de carisma, e acima de tudo bondosa e preocupada com a vida dos mais carentes. Não lhes dando falsas esperanças mas mostrando e ensinando que cada um pode ser “senhor” da sua vida. Parabéns mais uma vez.
Excelente! Beijos, Lênia!