Confesso que iniciei essa leitura com certa resistência, afinal neste universo virtual ainda circulo como iniciante, embora há algum tempo. Talvez por um olhar limitado e preconceituoso de minha parte que resistiu ver o mundo por este canal. Entretanto, a vida se encarregou de criar oportunidades e apresentar pessoas que me lançaram nisso.
Este livro é mais uma grande surpresa que quebra meus preconceitos e me faz rever valores.
De leitura fácil, nada técnica e muito instigante, Gil Giardelli nos conduz de forma apaixonante por um mundo onde as distâncias físicas das relações virtuais não impedem que ações de aproximação, humanização e cooperação se desenvolvam com uma intensidade e generosidade sem igual. A ideia que todos que estão na rede estão compartilhando, colaborando, ensinando e aprendendo ao mesmo tempo, seja lá em que canto do mundo ou de que nível social seja, tem um caráter democrático e revolucionário de grande impacto.
O autor nos coloca como protagonistas de uma nova história da economia criativa e colaborativa. Somos todos agentes de uma revolução onde a individualidade cede à generosidade e onde colaboração se impõe à competição. Nossa participação na rede influencia as pessoas e o mundo. Você acaba sendo reconhecido pelo que compartilha.
Giardelli fala que a motivação que impulsiona as pessoas (mais do que o dinheiro e o reconhecimento) está na sensação de estar inserido no mundo, está na alegria de fazer algo em benefício para o outro, no prazer de relacionar-se, conectar-se e compartilhar com atitudes assertivas e positivas para o ser humano.
Finalmente, ele nos oferece uma imensa lista de sites, blogs e portais dos mais variados assuntos, dignos de nos surpreender. É impressionante ver que existem pessoas pensando em outras, em facilitar a vida do outro ou ser apenas generoso e prestativo. Enfim, este é um livro que nos traz de volta a confiança de que não estamos sozinhos nem isolados neste mundo e que a tecnologia vem para aproximar e não distanciar as pessoas.
Vânia Vidal de Oliva