Ler e responder e-mails faz parte da dinâmica de trabalho de muitas pessoas. Você, quando a mensagem que chega pede urgência na resposta, responde o mais rápido possível e clica no botão de enviar, antes de reler? Pois é… Lembre-se que depois que você aperta a tecla enviar, não há nada mais a ser feito.
Escrever com pressa pode gerar alguns probleminhas, “ruídos” na comunicação: erros de digitação, uma escorregada na gramática ou até mesmo uma mensagem com conteúdo enviado para destinatário errado. Evidente que falhas podem acontecer, mas é preciso ter cuidado para evitar constrangimentos.
Particularmente, quando assino minhas mensagens pelo Empreendedorismo Rosa, digito: “Beijo ROSA” ou “Abraço ROSA”. Dia desses, recebi a resposta de um e-mail que começava assim: “Olá, Rosa! Obrigado pelo envio…”. Quem ler este artigo até o final (e atentamente) verá que meu nome não é esse…
Antes de enviar ou responder um e-mail, releia o que você escreveu. Verifique se pulou palavras, se tem alguma letra a mais ou faltando, se seu texto está claro, se as frases estão coerentes; observe ao final se o que você escreveu não dá margem para ser entendido de outra forma.
Um e-mail é, muitas vezes, a única maneira pela qual as pessoas “conhecem” você. Portanto, você deve mostrar-se impecável. Reler, revisar uma mensagem antes de enviá-la é essencial para garantir isso.
Dicas simples? Sim, elas realmente são. Pequenos cuidados podem tornar os e-mails mais profissionais, favorecendo a confiança de seus clientes em você e na sua empresa.
Aline Caldas é Fonoaudióloga com especialização em Linguagem e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Criadora do blog Semear-te , que tem como intuito favorecer o bem estar, a expansão da consciência e crescimento pessoal dos leitores. Revisora de textos (freelancer) e Gerente responsável pelas Redes Sociais Facebook e Twitter do Empreendedorismo Rosa.