A promoção pode facilitar nossos processos, mas também prejudicar se feita de forma errada e em excesso, por isso todo cuidado é pouco. Tudo porque temos que nos preocupar e nos ajudar a construir boas imagens e referências em nossas redes sociais.
Uma imagem bem trabalhada gera uma promoção das melhores formas que possa existir: o boca a boca. Não há mídia nenhuma, on ou offline, que supere a reputação que a promoção boca a boca nos proporciona enquanto marca, por isso é tão importante cuidarmos também dos outros pontos que regem o nosso plano de marketing pessoal: objetivos bem definidos, conteúdos que encontramos nas pesquisas que realizamos e muito networking.
Imagem é 50% das estratégias do marketing pessoal, que por sua vez é promoção, reputação e credibilidade. Por isso é tão importante se preocupar com sua imagem em qualquer promoção que for realizar de você. Um exemplo clássico é não se dar conta que nossas redes sociais (as pessoais!) também são fundamentais para que possamos construir lembrança nas pessoas. É o que postamos todos os dias, interagimos, curtimos, que somam valores (individuais) aos olhos de quem nos vê (lê). E o que cada pessoa tem de impressão nossa não é controlado por nós, mas 100% por elas. O que temos controle nessa fase é a qualidade em nossas postagens.
- Você pensa duas vezes antes de publicar qualquer comentário ou foto nas suas redes sociais? Separei alguns pontos para você analisar antes de sair postando:Rede Social, por mais pessoal que seja, é nossa vitrine;
- Cuidados com os excessos – nada de muitas fotos do seu fim de semana maravilhoso – separe algumas que resumam os melhores momentos e poste de uma vez;
- Não seja chato ao ponto de postar somente uma coisa, um assunto – queremos variedade do tema que você aborda (e claro, da sua vida pessoal);
É importante sim postar momentos de confraternização, dos seus valores pessoais e gostos, mas não só isso; - Procure estar somente nas redes sociais que você der conta de atualizar e se alguém comentou ou interagiu, dê atenção;
- Busque sempre seu nome no Google para ver o que disseram sobre você que talvez você não saiba;
- Por fim, pense que você é uma marca e a mais valiosa do mundo. Como você promove essa marca?
A lembrança das pessoas pelo que você faz é dada com o passar do seu relacionamento com elas, das “provas sociais” e de conhecimentos que deixa em seus contatos, que podem ser pelas redes socais ou até mesmo nos encontros presenciais que acontecem. Ou você não investe em sair de casa e olhar olho a olho nas pessoas para se promover? Ao fazer isso, cuide do seu cartão de visitas, roupas, vocabulário, gestos, educação, higiene, assuntos em questão.
Somente divulgamos o que nos é interessante. Pense em quem é interessante para você e se for exemplo, pense em como fazer isso do seu jeito e conquistar a atenção das pessoas em uma promoção sutil, inteligente e verdadeira. Mentira e Promoção não combinam e são ingredientes explosivos!
Obrigado e ótimo marketing pessoal para você.