Por Thamires Freitas de Almeida
Toda empresa que deseja se manter no mercado precisa inovar constantemente, seja nos processos internos, seja nos seus produtos (serviços) e comunicação com o mercado. Para tanto, entendo que qualquer inovação só acontece quando existe contribuição das pessoas envolvidas no negócio, sejam elas colaboradores, parceiros ou fornecedores. Estabelecer um canal de comunicação efetivo com essas pessoas é um fator determinante para aumentar a produtividade e gerar inovação.
Independente do porte da empresa, uma boa comunicação interna é extremamente necessária e, ao contrário do que se pensa, estabelecer essa comunicação é um grande desafio inclusive para micro e pequenas empresas. A estratégia é tornar essa comunicação parte da cultura organizacional, inserindo essa consciência em todos os níveis hierárquicos de forma que a sua prática seja um hábito e um valor para todos.
Uma empresa que se comunica gera alto nível de satisfação profissional entre os seus colaboradores que, por consequência, se desenvolvem mais e melhor, individualmente e coletivamente, aumentando a produtividade do negócio como um todo. Informar o que você espera de um colaborador e o que ele tem que fazer não é o que chamo de comunicação. Ela vai além, este profissional precisa saber de que forma contribui com o seu trabalho.
A boa comunicação é aquela que facilita a resolução de problemas e conflitos que naturalmente acontecem em qualquer empresa. Mas é comum vermos setores interdependentes que não fazem ideia de qual é a rotina e necessidade de cada área envolvida, assim jamais será possível resolver alguma questão com agilidade. Esse é apenas um exemplo, poderia citar inúmeros outros. Acontece que a falta de comunicação gera um desperdício e retrabalho que pode ser crucial para a sobrevivência de um negócio.
Minhas experiências profissionais e empreendedoras mostraram-me um fato: somente quem está à frente de determinada operação sabe exatamente o que se passa. Empreendedores, saiam do conforto de suas cadeiras e verifiquem de perto o que acontece em suas empresas! Entendam que hierarquia serve apenas para determinar responsabilidades. Permita que qualquer colaborador, em menor ou maior grau, chegue até você com sugestões e informações, isso vai gerar um ambiente enriquecedor e colaborativo, onde muitas soluções e inovações podem ser reveladas.