“A linguagem corporal é o nosso melhor meio de comunicação.” Nísia Teles
Mais de 90% da comunicação que você produz ou percebe não está nas palavras, mas nos processos automáticos que o seu cérebro comanda, e você nem desconfia que isso aconteça.
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Todos nós temos “instinto de conexão”, uma tendência natural de nos conectarmos uns aos outros. E você pode ter certeza que mesmo o mais negativo dos clientes compra uma ideia ou atitude se tiver o estímulo certo.
Fale sempre que tiver vontade e até cante se for o caso, mas lembre-se: comunicar não é o que você diz para as pessoas, é como você transmite por meio das emoções e da linguagem não falada a mensagem a ser passada.
Saber ouvir com atenção, interesse e respeito é uma característica importante das pessoas criativas e comunicativas.
Dicas para uma boa comunicação com o cliente:
- Escute com atenção;
- É preciso controle emocional para controlar clientes irritados;
- Nada de deduzir o que o cliente quer, escute o que ele tem a dizer antes;
- Identifique o perfil do cliente (personalidade) e, a partir daí, entre em sintonia com ele;
- Demonstre humildade. Seja atencioso ao dar qualquer tipo de informação ao cliente;
- Use um vocabulário apropriado para a situação, nada de gírias;
- Certifique-se que o cliente entendeu a mensagem;
- Não ignore a carga emocional que o cliente traz para o atendimento;
- Tente ser você mesmo, da forma mais natural possível.
“Quem não se comunica, se estrumbica!” Abelardo Barbosa (Chacrinha).
Um sorriso rosa para você!
Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.
Nenhum comentário “Comunicação”
eu não gosto de me estrumbicar por isso eu me comunico kkk.
muito bom o texto.