Muito se comenta sobre a habilidade que nós mulheres temos para realizar várias atividades ao mesmo tempo: digitamos no computador, conversamos ao telefone, observamos o ambiente, ajudamos um colega, entre outros desafios.
O mercado está cada vez mais dinâmico e exige-se cada vez mais que como empreendedoras estejamos conectadas e atualizadas, interagindo e envolvendo-se com diferentes assuntos, mas como ser produtiva dessa forma? Ser multitarefa não significa necessariamente fazer tudo ao mesmo tempo, mas sim desempenhar uma atividade com excelência sem perder a visão do todo e a busca por conhecimentos em outras áreas. Eline Kullok, presidente do Grupo Foco, faz uma analogia interessante para explicar esse conceito: ela comenta que um equilibrista de pratos roda vários pratos, mas não gira dois deles ao mesmo tempo. Ele roda um de cada vez, mas está atento a todo o contexto.
Transferindo essa comparação para o universo empreendedor, há outro ditado conhecido no mercado que merece ser enfatizado: “É importante conhecer um pouco de tudo e tudo de alguma coisa”. O segredo para fazer isso é se dedicar a obter o maior número de informações chaves sobre as particularidades do produto ou serviço que você oferece; paralelamente, deve manter-se atualizada sobre temas gerais que afetam o mercado, sobre as atitudes e as expectativas dos seus funcionários, sobre ideias para melhorar a sua qualidade de vida, sobre inovações que podem ser implantadas, entre outros, sabendo o melhor momento de dedicar mais tempo a cada um desses universos.
Dessa forma, você aproveitará toda a sua intuição, o seu potencial multitarefa e a sua vontade de aprender em prol de melhores resultados. Pense nisso!
Tainah Veras é empreendedora de uma Consultoria de Conteúdo voltada para pequenas empresas e tem como estímulo profissional adquirir e transferir conhecimentos que permitam aproveitar os desafios de forma criativa para transformá-los em oportunidade. Formada em Comunicação Social pela UNESP, pós-graduanda em Marketing e Comunicação pelo INPG e aluna especial do mestrado de TV Digital da UNESP, tem experiência de 1 ano na França como embaixadora do Rotary, diversos cursos na área de Comunicação, e escreve para os portais “Implantando Marketing”, “Alma do Negócio”, “Imagem Pessoal”, “Blog da Lecom” e “Empreendedorismo Rosa”.