Por Jean Sigel – Pai da Giu e da Nana
A ideia do vídeo, que hoje compartilho no Empreendedorismo Rosa, surgiu no dia em que eu dava uma palestra pela Escola de Criatividade e – espontaneamente – perguntei a vários adultos executivos o que eles queriam ser quando crescer, ao invés de pedir que se apresentassem. E pra minha surpresa as respostas eram quase sempre e unicamente – ter sucesso, ter dinheiro ou ficar rico.
Repeti essa perguntas em várias outras oportunidades. E as respostas se repetiam. E aí refletindo sobre esse tipo de resposta, de uma certa forma muito simplista e óbvia na visão do adulto, pensei: “Caramba, mas onde está aquela criança dentro dessas pessoas, que respondiam a essa pergunta da maneira mais incrível, criativa e livre? Será que um pouco dessa criança não resta lá dentro? Inclusive dentro de empreendedores? Afinal de contas sempre acreditei que o empreendedor que acredita, aposta, cai e levanta, erra e continua tentando e é movido a curiosidade e ao novo, sempre levava muito do ímpeto e do sonho da criança dentro de si. Mas será que nossos objetivos de vida se limitam a ter sucesso ou a ficar rico?
Um dia me devolveram essa pergunta, pensei e respondi:” – Acho que tudo que eu já fiz e faço hoje no meu trabalho e na minha vida tem um pouco de cada uma das respostas que eu dava a essa mesma pergunta lá pelos meus 6 ou 7 anos. Continuo sendo um pouco astronauta, jogador de futebol, professor, piloto de corrida, lixeiro, bombeiro e tantos outros no meu dia a dia como empreendedor. Aliás quando pirralho sonhava em poder ter a chance de ser lixeiro, andar pendurado radicalmente em um caminhão, pulando pra lá e pra cá, limpando a cidade e usando Kichute todos os dias. Dinheiro e sucesso são importantes, sem dúvida, mas viram consequência e não apenas necessidade, quando o propósito está acima. O propósito de fazer algo além disso tudo.”
Por essas e outras prefiro a respostas das crianças, pois muitas delas se preservarem seus sonhos e a confiança de poder ser e não simplesmente ter, serão acima de tudo felizes.
Um pensamento em “Nunca deixe de sonhar!”
Nosso grande erro é que quando crescemos deixamos de sonhar porque achamos que todos os sonhos são impossíveis. Se pudéssemos ter um pouquinho dessa coragem infantil seríamos muito mais felizes 🙂