Por Camila Fernandes
A ideia deste texto surgiu enquanto lia a edição de dezembro da revista Veja Luxo. Na matéria que mais me chamou atenção e que tinha ligação com a moda, a decoradora norte americana e fashionista Iris Apfel contou um pouquinho sobre as atitudes que toma para deixar seu dia a dia com mais sentido e, por que não, com mais estilo também.
E uma delas, a que eu mais gostei, diga-se de passagem, pode ser interpretada tanto para você quanto para o seu empreendimento. “Cultive pelo menos uma marca registrada no look. A minha são os óculos gigantes” esta foi a frase que me ‘ganhou’. Se você é da turma da moda já deve ter formado na sua cabecinha a figura de Iris e do acessório que é a cara dela. Caso contrário, basta reparar nas imagens desta matéria ou jogar no Google para ver mais inspirações. Quando as pessoas que conhecem a Iris pessoalmente (ou que não conhecem, como é o meu caso) se deparam com óculos grandes e de armação arredondada logo lembram dela, porque a senhora é estilosa como poucas e ‘carrega’ o complemento com desenvoltura. Ou seja: os óculos grandes combinam com ela, eles a deixam mais completa, mais bonita e é algo que para ela descobrir precisou primeiro se autoconhecer. Ela tem um diferencial singular, que a faz ser única e por isso ela é um sucesso.
No trabalho, a questão é parecida. Para você se destacar, seu negócio precisa ter uma ‘marca registrada’, algo que só você faça (ou que faça melhor que seus concorrentes). Num mundo onde existe uma variedade louca de serviços, oferecer algo especializado (algo que só você tem) é uma brecha enorme para arrematar uma fatia do mercado. E como descobrir qual é o seu diferencial? Fácil, minha querida: se fosse no quesito estilo, eu iria dar a dica infalível da Cris Guerra: privacidade, espelho de corpo inteiro, música e suas roupas. Mas como se trata de seu ganha-pão, a dica é estudá-lo! Pesquisar seus concorrentes, seu público-alvo, ler muito sobre o assunto, ver quais são seus possíveis parceiros e buscar todo tipo de aprimoramento que puder. A gente só consegue se sobressair quando temos total conhecimento de uma determinada situação. Aí depois disso, tenho certeza que seu negócio vai sair por aí esbanjando tanta autenticidade quanto a Iris!
3 pensamentos em “A lição de Iris Apfel: estilo e bons negócios!”
Este texto sobre a Íris é realmente inspirador. Em nosso Marketing Pessoal, devemos ter uma marca para sermos lembrados pelas outras pessoas. Isso também se aplica nas marcas e empresas, que devem se destacar por diferenciais, além da qualidade, bom atendimento. Parabéns Camila pelo seu artigo!
Concordo com você em número, gênero e grau, Priscila! Muito obrigada! 🙂
Adorei! Ela me lembrou muito essa entrevistada, a cris guerra! rsrs
Não sei por que? rs