Por Eduardo Senise
A necessidade do sucesso faz com que tenhamos muito medo do fracasso. Hoje entendo que administrar esse medo com responsabilidade é crucial para a atividade empreendedora. Aprendi isso enquanto planejava a estrutura da minha empresa. Por muitas vezes me senti inseguro, nesses momentos busquei conselhos de pessoas que admiro e procurei me despir de ideias pré-concebidas para poder entender perspectivas diferentes da minha.
Uma das conversas que mais me marcou foi com o ex-presidente de uma empresa em que tive o prazer de trabalhar. Hoje, lembrei-me dele novamente, no escritório, enquanto montava o orçamento do meu empreendimento para 2015 e pensava no time de pessoas que trabalha comigo.
“Presidir uma empresa e ter pessoas dependendo, direta ou indiretamente das suas decisões muda a vida de um ser humano. Esta é uma responsabilidade tremenda e é muito importante saber disso para poder executar esta tarefa com sabedoria”. Eu sempre penso nesta frase. Reflito a respeito dela quando penso no meu time, na empresa e nas suas necessidades.
Afinal, todos nós entendemos que empresas precisam crescer e prosperar, mas as pessoas que estão conosco nessa empreitada não podem ser vistas apenas como ferramentas para o nosso sucesso. Elas são parte da mais valiosa engrenagem que uma empresa pode ter. Esta Cadeia Serviços-Lucro (para dicas de bons livros a respeito deste assunto: http://goo.gl/UAVd8B e http://goo.gl/RAOnty) e têm que ser prioridade da administração.
E um dos maiores desafios para uma pequena empresa ou startup é fazer as escolhas certas equilibrando necessidades que muitas vezes são desbalanceadas. É comum ter dúvidas e medos a respeito dessa questão. Além de procurar bons conselheiros, uma dica que sigo no dia a dia é: pense nas pessoas e construa uma visão de longo prazo para a sua empresa. As decisões que não contribuírem para nenhum desses dois aspectos dificilmente trarão bons resultados.
Um abraço e até a próxima!